A radiação ionizante tem a capacidade de afetar e danificar as células do corpo humano, causando doenças graves, inclusive fatais, como o câncer por exemplo, talvez a mais conhecida consequência da exposição à radiação ionizante.
Qual a diferença entre Radiação Ionizante e Não-Ionizante? ... Quando a energia de um fotão é suficiente para quebrar ligações químicas, diz-se que estamos perante radiação ionizante; quando a energia não é suficiente, a radiação diz-se não-ionizante.
Significado de Ionizante adjetivo [Física] 1 Que ioniza. Variação de radiação ionizante. Variação de iontizante. Etimologia (origem da palavra ionizante).
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.
Os perigos da radiação nuclear são o aumento das chances de desenvolver problemas como queimadura, infertilidade e leucemia, e os riscos são ainda maiores quando se ingere alimentos contaminados com radiação ou quando se respira o ar contaminado.
A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
A descontaminação se refere às medidas adotadas para assegurar que a manipulação de um instrumento médico seja inócua, ao reduzir a contaminação por microorganismos. ... A destruição de todos os microorganismos, inclusive os esporos bacterianos em um instrumento é denominada de esterilização.
É o processo pela qual se garante remoção de todas as impurezas, através da aplicação de uma Massa descontaminante (Clay Bar). Estes contaminantes ficam incrustados na pintura causando danos e possível corrosão do verniz.
Os procedimentos de desinfecção hospitalar consistem não só na limpeza como também no controle das impurezas e na proteção de materiais e áreas. Também são utilizados instrumentos que viabilizam a manutenção e o monitoramento dos processos de desinfecção hospitalar.
O significado de assepsia é “ausência de germes, entre eles bactérias, vírus e outros microrganismos que podem causar doenças”. ... Já a antissepsia é o processo que visa reduzir ou inibir o crescimento de microrganismos na pele ou nas mucosas. Os produtos usados para fazer a antissepsia são chamados de antissépticos.
A higiene dos hospitais é alcançada mediante os procedimentos de descontaminação, desinfecção e/ou limpeza. LIMPEZA: É a remoção de toda sujidade de qualquer superfície ou ambiente (piso, paredes, teto, mobiliário e equipamentos). O processo deve ser realizado com água, detergente e ação mecânica manual.