Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.
Os agentes exógenos do relevo são os elementos naturais que alteram as formas superficiais a partir de processos externos, como o intemperismo e a erosão. ... Por esse motivo, esses elementos citados são, por vezes, chamados de agentes intempéricos ou agentes erosivos.
Agentes externos. Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica.
Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
Dentre os principais agentes externos que atuam na transformação da superfície terrestre, pode-se citar:
Agentes externos: Aqueles que alteram o relevo através de atividades externas, bem como os ventos, as águas, geleiras e etc.
Resposta. os rios. e florestas com as chuvas também pode ocasionar esses relevos.
Os fatores internos da formação do relevo são o tectonismo e o vulcanismo. O tectonismo influencia na formação de relevo por meio das acomodações das placas litosféricas que podem ser de aproximação ou de afastamento. ... De uma forma geral, o vulcanismo dá origem a duas formas de relevo: as montanhas e os planaltos.
Formas de relevo
As três formas de relevo predominantes no Brasil são:
O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra). É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também o local de habitação do ser humano e da maior parte dos animais terrestres.
Planalto Brasileiro Segundo a classificação do geógrafo Aziz Ab'Saber1, cerca de 75% do território nacional é ocupado por planaltos. Os mais conhecidos são: Planalto Central, Planalto das Guianas, Planalto Nordestino, Planalto Maranhão-Piauí, Planalto Leste-Sudeste e Planalto Meridional.
Resposta: O relevo brasileiro e caracterizado por baixas e medida altitude. As forma de relevo predominante são os planalto e as depressões ( formações de origem cristalina e sendimentar ). Ambos ocupam cerca de 95% o do território enquanto as planícies , de origem sedimentar ocupam aproximadamente 5% .
A região norte apresenta basicamente três unidades de relevo: planície, depressão e planalto. Em todo território são identificadas diversas altitudes, no entanto, grande parte da região é constituída por uma topografia plana.
O relevo brasileiro não apresenta elevadas altitudes. Cerca de 92% do espaço natural do país apresenta altitudes inferiores a 900 metros acima do nível do mar. Isso ocorre porque: ... c) Ocorrem frequentes terremotos, que aplainam o relevo.
Podemos Afirmar que as Três Principais Formas de Relevo do Continente Europeu São: Os Planaltos , As Planícies e as Montanhas.
O continente europeu apresenta as quatro formas de relevo: Montanhas, planaltos, planícies e depressão. ... No Oeste, planaltos e planícies, bem como a depressão holandesa. No sul e extremo leste, os dobramentos modernos dos Alpes Suíços, maciços montanhosos da França, Cáucaso, Bálcãs e Perineus.
Planalto Escandinavo, Planalto Central da França, Planalto Carpático, Ibérico e Planalto Tibetano.
Resposta. Grande parte do território é constituído pela grande Planície Central Europeia que se estende desde a costa ocidental da França e vai até aos Montes Urais, no limite com a Ásia. As montanhas mais jovens localizam-se sobretudo no sul da Europa.
Europa