A viagem inicia em Antioquia da Síria, a primeira viagem missionária do cristianismo. Os prota- gonistas Paulo e Barnabé são eleitos pelo Espírito Santo para o trabalho missionário. Após imporem as mãos sobre eles, a igreja constituída em Antioquia, os despedem.
Paulo partiu de Antioquia da Síria e foi, novamente, à Galácia e à Frígia. Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.
Paulo reconheceu nesta visão uma mensagem do Senhor, e no dia para pregar o evangelho na Macedônia. Igrejas foram plantadas em Filipos, Tessalônica e Beréia.
Os doze. Os apóstolos nomeados em Marcos 3:16-19 são Pedro, Tiago, João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, um segundo Tiago, Tadeu, Simão, o Zelote e finalmente Judas Iscariotes.
Gamaliel, o Ancião (גמליאל), ou rabino Gamaliel I (segunda metade do século I a.C. — cerca de 50 d.C.) foi o neto do grande educador judeu Hilel, o Ancião. Líder dentre as autoridades do Sinédrio de meados do século I, reconhecido mestre e Doutor da Lei (Torá).
[1] Algumas fontes dizem que Gamaliel era filho de Hilel. O Talmude não esclarece este assunto. Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois. chamado de Rabban Gamaliel, o que indica que ele foi presidente do sinédrio durante um período.
Gamaliel: Significa “Deus recompensa”, “minha recompensa é Deus”. Gamaliel tem origem hebraica, surge a partir do nome hebraico Camliel e significa “Deus recompensa”, “minha recompensa é Deus”.
A DOUTRINA DOS SADUCEUS Eles negavam por exemplo, a possibilidade de Deus se interessar pela vida do homem. Negavam a doutrina da ressurreição física (Mt 22.