O Brasil contabilizava, em dezembro de 2018, 11.
Atualmente, cerca de 43 mil pessoas com status de refugiado vivem no Brasil, dentre essas 11.
Cerca de 1 milhão de imigrantes moram no Brasil em situação legal. Ao longo dos últimos anos, houve um movimento crescente na chegada de estrangeiros no país. Segundo dados do Ministério da Justiça, nos últimos anos os pedidos de refúgio triplicaram.
A Lei Brasileira de Refúgio considera como refugiado todo indivíduo que sai do seu país de origem devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas imputadas, ou devido a uma situação de grave e generalizada violação de direitos humanos no seu país ...
Segundo dados da Operação Acolhida, dos 100 mil venezuelanos que vivem em Roraima, apenas 7 mil vivem em 13 abrigos. Atualmente, há três tipos de abrigos: para Família, Solteiros e Indígenas.
Os países latino-americanos recebem a grande maioria dos venezuelanos: Colômbia (1,3 milhão), o Peru (768 mil), Chile (288 mil), Equador (263 mil), Brasil (168 mil) e Argentina (130 mil). O México e os países da América Central e do Caribe também recebem um número significativo de refugiados e migrantes da Venezuela.
São pessoas de ascendência africana e que vivem em cidades costeiras, representam cerca de 8% da população, debido a que el clima seco presente en gran parte de venezuela dificulto desde los tiempos de la colonia el desarrollo de grandes areas de cultivos de caña, lo que llevó a una menor importancion de esclavos ...
Os principais ramos que empregam essas pessoas são: comércio (37%), serviço de alimentação (21%) e construção civil (13%). Do total, 52% trabalham mais de 40 horas por semana.
As tradições e costumes da Venezuela estão intimamente ligados à prática da religião católica, festividades e outros costumes. Entre eles estão os vassalos da Candelária, a dança dos macacos, a Semana Santa, as massas aguinaldo, os divertimentos margaritanos, entre outros que explicarei a seguir.