Juridicamente, é papel do Estado garantir a segurança, saúde e educação de seu povo, viabilizando que a sociedade se mantenha em ordem. Essa tese é defendida por vários e reforçada na teoria que o Estado deve exercer seu poder em todos os setores.
O Estado, porque é ele o responsável imediato pelo bem-estar da sociedade. Conforme a sua configuração e os valores que o inspiram e o moldam, o Estado é a garantia da felicidade ou da infelicidade de seu povo. Exemplos temos dos dois lados.
A Constituição Federal do Brasil determina que os três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, embora independentes, funcionem harmoniosamente. O Poder Executivo tem a função de executar as leis já existentes e de implementar novas legislações segundo a necessidade do Estado e do povo.
Podese definir estado como um conjunto organizado de instituições sob um governo independente e ocupando um territorio proprio. o governo é então o organismo a que condus politica do estado
O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira, etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos.
O território é um dos elementos constitutivos do Estado, composto pela porção física do planeta sobre o qual ele exerce a soberania. É área certa e delimitada da superfície da terra, que contém a nação, dentro de cujas fronteiras o Estado exerce a sua soberania.
Um Estado é o conjunto de instituições que controlam e administram uma nação ou país e o seu ordenamento jurídico, ou seja, é uma definição de ordem jurídica. ... Um Estado pode ser formado por diversas nações, assim como uma nação pode estar dividida em diversos Estados.
O Estado representa uma espécie de condição estável e fixa de pessoas e grupos, porém sem qualquer conotação politica, é como as forças armadas (por exemplo), diferenciando-se do governo que tem a função de assegurar a ordem juridica e publica no Estado.