Gramática. O adjetivo é essencialmente um modificador do substantivo e possui dois graus, o comparativo e o superlativo. Como você já dever ter estudado, o adjetivo é um modificador do substantivo e pode variar em gênero, número e grau.
1) O superlativo absoluto analítico é expresso por meio dos advérbios muito, extremamente, excepcionalmente, etc., antepostos ao adjetivo. ... A forma erudita é constituída pelo radical do adjetivo latino + um dos sufixos -íssimo, -imo ou érrimo. Por exemplo: fidelíssimo, facílimo, paupérrimo.
Adjetivo Relativo Este grau indica a atribuição de uma característica que é intensificada ao máximo de sua intensidade com relação ao substantivo. O grau superlativo se divide em dois tipos: o absoluto e o relativo.
Superlativo – A característica atribuída pelo adjetivo é intensificada de forma relativa ou absoluta. No superlativo relativo, essa intensificação é feita em relação a todos os demais seres do conjunto. Superlativo relativo de inferioridade – Paulo é o menos esforçado da família.
O grau superlativo relativo é aquele que eleva algo em relação a um conjunto. Exemplos: É o casaco mais quente do meu armário.
Conforme o tipo de comparação dos adjetivos, há três tipos de grau comparativo: comparativo de igualdade: A receita dela é tão saborosa quanto a sua. comparativo de de superioridade: A receita dela é mais saborosa do que a sua. comparativo de inferioridade: A receita dela é menos saborosa do que a sua.
Com um tamanho avantajado:
O contrário de vencedor é: 1. sucumbido, batido, vencido, derrotado, perdedor, desfeito.
O contrário de colorido é: Contrário de pintado: 1. descolorido, descorado, desbotado, incolor, deslavado, acromático, acrômico, acromo.
O contrário de amor é: Contrário de afeição: 1. aversão, antipatia, desafeto, desafeição, desapreço, desprezo, desamor, detestação, malquerença, inimizade, ódio, raiva, repulsa, horror, hostilidade, abominação, animosidade, execração, fobia, animadversão.