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Resposta: Os três estágios de Hegel : “tese”, “antítese” e “síntese”.
“A consciência-de-si é em si e para si quando e porque é em si e para si uma Outra; quer dizer, só é como algo reconhecido” (HEGEL, 1988, p. ... A consciência é aquela que conhece o mundo, e analisando esta etapa podemos notar que ela se divide em três momentos que são sucessivos: certeza sensível, percepção e intelecto.
A filosofia hegeliana parte da ideia da necessidade de examinação, em primeiro lugar, das etapas de formação da consciência: subjetiva, objetiva e absoluta, tomando a consciência em análise científica, assim, Hegel criará uma espécie de ciência da experiência da consciência.
Hegel afirma que o homem é resultado da intencionalidade e isto o caracteriza. O homem é o que ele faz de si mesmo. ... Desse modo o homem participa da vida do espírito sendo ao mesmo tempo o espírito cuja indeterminação é resultado de um processo que se expressa na liberdade.
Diferentemente da indução e da dedução, a dialética não se baseia em evidências ou premissas, mas em três elementos muito importantes: a tese, a antítese, elemento oposto, contraditório, e a síntese, momento em que se associa as duas afirmações de forma que se possa falar da contradição.
Dialética é uma forma de argumentação lógica que surgiu com a filosofia de Sócrates e Platão. Na Grécia antiga, a dialética era a arte do diálogo e um processo de demonstrar uma tese, por meio da uma argumentação lógica na qual são definidos de forma clara os conceitos envolvidos na discussão.
O propósito do método dialético é resolver os desacordos através de discussões racionais, e, em ultima análise, a busca pela verdade. A forma herdada de Sócrates para proceder tal discussão é mostrar que uma dada hipótese leva a contradições, então, forçar a retirada da hipótese como candidato a verdade.
Hegel definia a dialética como desenvolvimento do conceito a partir de si mesmo, num avanço constante que não consistia apenas na afirmação de relações de diferença, mas no entendimento do universal presente nas coisas, mais propriamente no seu vir-a-ser.
Dialética pode significar a arte de debater, de persuadir, tendo então uma estreita relação com a retórica. Em suma, podemos dizer que a dialética é uma espécie de movimento da argumentação com fundamento no intelecto e na razão. No entanto, ela sofreu transformações ao longo do tempo de acordo com cada pensador.
O método dialético utilizado partiu de uma síntese inicial precária da realidade; segue pela análise das partes constituintes da realidade e termina com a construção de uma sínte- se mais ampla e a compreensão mais profunda sobre a produção da identidade dos jovens nessa situação de assentamento.