Resposta. Resposta: O tema de ESTUDAR é ESTUD + A = ESTUDA.
São morfemas lexicais: os substantivos, os adjetivos, os verbos e os advérbios de modo. São morfemas gramaticais: os artigos, os pronomes, os numerais, as preposições, as conjunções e os demais advérbios, bem como os elementos mórficos que indicam número, gênero, modo, tempo e aspecto verbal.
O que é morfema?
Desinências são partículas localizadas no final das palavras que indicam as flexões dos nomes e dos verbos. Desinências são as partículas nominais ou verbais localizadas no final das palavras para indicar suas flexões.
Exemplos: falava (-va): desinência que indica o pretérito imperfeito do indicativo. falasse (-sse): desinência que indica o pretérito imperfeito do subjuntivo. falaria (-ria): desinência que indica o futuro do pretérito do indicativo.
Desinência modo temporal: indica em que modo e em que tempo ocorre a ação verbal. Exemplos: -va: desinência modo temporal indicativa do pretérito imperfeito do indicativo (1. ª conjugação): eu cantava, tu cantavas, ele cantava,…
Resposta. Roubam → Desinência verbal.
São morfemas colocados no final das palavras para indicar flexões verbais ou nominais. Podem ser: Nominais: indicam gênero e número de nomes (substantivos, adjetivos, pronomes, numerais). ... Existem dois tipos de desinências verbais: desinências modo-temporal (DMT) e desinências número-pessoal (DNP).