Efeitos deletérios: - Depressão do sistema respiratório e aumento da PCO2; - Atelectasia por absorção; - Diminuição da capacidade vital, pela redução ao estímulo respiratório; - Aumento do efeito shunt; - Redução do surfactante; - Desidratação das mucosas.
Dentre os dispositivos de oxigenação, podemos citar:
Desta forma, os principais tipos de VNI são:
Dispositivos para Oxigenioterapia
Oxigenoterapia: o que é e para que serve? A oxigenoterapia é um conjunto de métodos de terapia respiratória, com equipamentos que concentram o oxigênio e enviam as vias respiratórias do usuário através de uma pressão superior a encontrada na atmosfera ambiental.
A oximetria dentro dos valores normais indica boa troca gasosa pulmonar desde que a fiO2 esteja entre 20 a 40%. Valores de saturação normais não excluem ventilação mecânica. Independente da idade, ou suplementação de O2, valores abaixo de 90% indicam sério comprometimento na troca e oxigenação a nível pulmonar.
O PaO2 é a pressão parcial de oxigênio no sangue arterial se encontra em valores normais entre 70 mmHg a 100 mmHg. O FIO2 é a fração de oxigênio inspirado ou, simplesmente, a percentagem de oxigênio em uma mistura gasosa. Por exemplo, ar atmosférico possui FIO2 de 21%.
Use a fórmula correta. Se um cilindro E cheio for usado em um paciente que necessita de 2 litros de oxigênio por minuto, a equação será: (2200 x 0,28) / 2 = 308 minutos de oxigênio.