O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão.
Tipos de oração Oração absoluta - é assim chamada quando há apenas uma oração, ou seja, o período é simples. Exemplo: Contemple a beleza das flores. Oração coordenada - quando o período é composto, mas as orações são independentes, não precisando das outras para fazer sentido.
O Salmo 4 é um dos Salmos de Davi, escrito ao regente do coro para instrumentos de cordas. Nestas palavras sagradas, o salmista confia na intervenção divina e chama à razão os pecadores, que insultam, vivem de falsidades e só se lembram de Deus para fazer pedidos.
Devemos orar para convidar Deus a participar nas nossas vidas. Quando oramos, devemos fazê-lo com reverência, humildade, com Fé, mas, sobretudo, com Amor. Como um filho pequeno quando fala com seu pai e pede conselho, conforto e ajuda, devemos comunicar-nos com Deus da mesma forma – pedindo conforto, conselho e ajuda.
Por quê? Por que na nossa mentalidade moderna Deus criou o mundo e largou. Ou seja, é a mentalidade deísta, ou seja, Deus fez o mundo lá atrás e Ele não intervém mais na história e portanto Deus, não age, é inútil rezar.