A leucina, isoleucina e valina são aminoácidos de cadeia ramificada. Para suínos a valina é o quinto limitante e a isoleucina o sexto. Esses aminoácidos são considerados essenciais para monogástricos e a principal função é a síntese proteica, bem como sua regulação (HTOO & WILTAFSKY, 2011).
As aves sintetizam 10 destes aminoácidos, os outros, devem ser fornecidos através da dieta e são considerados aminoácidos essenciais. Os aminoácidos essenciais para as aves são: a lisina, a metionina, o triptofano, a treonina, a arginina, a isoleucina, a leucina, a histidina, a fenilalanina e a valina.
Lisina e treonina foram os aminoácidos essenciais que apresentaram os coeficientes de digestibilidade aparente em 68,87 e 67,93%, respectivamente, para o milho comum, 65,78 e 56,93% para o milheto e 66,08 e 53,37% para o sorgo.
Os aminoácidos chamados essenciais são aqueles que não podem ser sintetizados endogenamente e devem ser obtidos a partir do alimento, já os aminoácidos não essenciais são aqueles que o organismo é capaz de sintetizar.