Corujas
No Brasil ocorrem 22 espécies de corujas, algumas tão pequenas como a caburé-miudinho (Glaucidium minutissimum), com cerca de 60 g, até aquelas de grande porte como a coruja jacurutu (Bubo virginianus) com mais de 2 kg.
Existem em todo o mundo cerca de 210 espécies de corujas, sendo que a coruja suindara (Tyto alba), da ordem Strigiformes e família Tytonidae, é a única espécie que apresenta o disco facial em forma de coração.
Algumas corujas fazem ruídos baixos como latidos quando são surpreendidas ou assustadas. Este som é feito em intervalos rápidos e altos para assustar as ameaças. Latidos de medo podem ocorrer a qualquer hora da noite de acordo com o sentimento de insegurança da coruja.
Como funciona a incrível audição das corujas? Algumas corujas tem tufos de penas, que não são orelhas apesar da sua aparência, elas servem mais para comunicarem o seu humor. ... Linhas de penas macias canalizam o som para seus verdadeiros ouvidos, que estão escondidos ao lado da cabeça.
Para colaborar com a caça, conseguem voar de maneira silenciosa. As corujas possuem plumagens macias que reduzem o ruído da batida das asas e deixam o ar fluir livremente pelo corpo. As penas também são lubrificadas e impermeáveis.
Faz seus ninhos em cupinzeiros, buracos de tatu e buracos na areia em regiões litorâneas, costumando cavar túneis de até 2 metros e forrar o fundo com capim seco.
A postura varia de três a cinco ovos e um Filhote de Coruja demora em torno de 33 dias para nascer e depois 75 até poder voar. Temos algumas espécies de corujas, que chegam a viver entre 15 e 20 anos.
Na defesa ativa a coruja emite vocalizações de alarme e dá voos rasantes sobre o predador. No caso da defesa passiva, a coruja eriça as penas para “inflar” o corpo e estala o bico na tentativa de amedrontar e espantar a ameaça.
A maioria das corujas se abriga em cavernas ou galhos de árvores durante o dia. Algumas espécies, como a buraqueira, escondem-se em buracos e tocas cavadas no chão. Outras ainda utilizam como “dormitório” torres de igrejas, telhados e forros de casas velhas.
Pelos cálculos efetuados, vemos que, por dia, o macaco dorme 3 horas e, a coruja, 21 horas.
Quanto alimento oferecer Uma coruja suindara adulta poderá comer de um e meio a dois pintinhos de um dia mortos por noite, (aproximadamente o equivalente a 3 ratos do mato).