Métodos de contenção de animais domésticos
A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes. “Já a reta, por ter menos fio em sua confecção, acaba retendo menos placa sobre ela e o dente.
Como o objetivo do uso da contenção é manter os resultados atingidos após o tratamento ortodôntico, caso o paciente não utilize corretamente o aparelho, podem aparecer alguns problemas como: abertura de espaço entre os dentes; desalinhamento entre os dentes e giros; contatos prematuros gerando, por exemplo, problemas ...
Na maioria dos casos é ideal usar a contenção para manutenção do tratamento. Existem outras opções como uma placa para estabilizar tratamentos ortodônticos. Inclusive é a que eu uso atualmente, mesmo depois de tanto tempo. Converse com seu dentista para saber a melhor indicação para você.
"No tratamento ortodôntico, 'forçamos' o organismo a fazer uma neoformação óssea (tomar uma nova forma e posição)". Isso significa que mesmo após usar aparelho, o paciente, seja adulto ou criança, pode voltar a ter os dentes tortos.
O ideal é dormir com a contenção ortodôntica para que não haja recidiva pelo movimento indesejado dos dentes! O correto é que use a contenção para dormir.
Sim. Pode dormir com aparelho móvel caso seja necessário e indicado pelo dentista.
Caso os ganchos de apoio se quebrem por algum motivo (esses ganchos podem estar nos braquetes ou no arco ortodôntico) interrompa o uso e entre em contato com o seu ortodontista. Aproveite as horas de sono para ganhar mais tempo de uso. Dormimos cerca de 6 a 8 horas por dia!!!
Tendo em vista a função do elástico do aparelho desempenhada pelas borrachinhas, a manutenção ideal para que essa atue da maneira correta. Em geral, a ativação é feita a cada 30 dias.
Evite retirar os elásticos para aparelhos Os elásticos causam um desconforto tão grande quanto o aparelho em seu período de adaptação. Por isso, a tentação de retirá-los é grande. Mas para que tragam resultados, precisam ser utilizados em tempo integral, só sendo retirados na hora das refeições e da higiene bucal.
Use elásticos frontais. Nesse caso, haverá quatro ganchos; dois na arcada de cima e dois na arcada de baixo, nos dentes incisivos. Estes são os dentes mais afiados, ao lado dos dentes centrais. Ligue os ganchos com os elásticos, começando pelos de cima.
Esse elástico tem forma de triângulo. Auxilia no refinamento da intercuspidação. Pode ser usado como um triângulo curto, que se usa a componente vertical de extrusão para um só dente em infraoclusão. Ajuda a fechar as mordidas abertas entre 0,5 a 2 mm.
Os elásticos de aparelho são responsáveis por melhorar o encaixe entre os dentes. Eles podem ser utilizados em diversas posições, conforme a indicação do dentista e resultados esperados. Eles auxiliam a corrigir a posição anteroposterior e transversal das arcadas.
O elástico corrente (em cadeia) é muito útil para realizar o fechamento de espaços e retração de dentes anteriores. Também é empregado para fazer o tracionamento dos dentes, ou seja, movimentá-los dentro da arcada dentária. Este elemento pode ser utilizado na ortodontia para corrigir, por exemplo, casos de diastema.
Com o acompanhamento do seu dentista e seguindo alguns passos simples — como evitar alimentos duros, colocar compressa de gelo e aplicar pomada anestésica na área —, é possível diminuir a dor depois da manutenção do aparelho.
O elástico auxilia a movimentação, que gera algum desconforto, natural do movimento. Dor com variação de temperatura pode estar ligada a retração gengival, entre outros aspectos que devem ser melhor investigados.
O objetivo da contenção como o próprio nome já diz é conter os movimentos que foram feitos durante o tratamento ortodôntico. Não havendo movimentação não deve gerar dor.
“Ele possui inúmeras utilidades, dentre as principais estão em movimentar os dentes ( em diversas direções) e servem como uma tipo de 'trilho', no qual os estímulos são feitos a fim de movimentar os dentes na direção desejada”, define ele.