crossorigin="anonymous">
Quais as necessidades dos idosos e como podemos ajudar?
Entre os principais problemas nutricionais estão os dois extremos: o sobrepeso, que aumenta o risco de doenças crônicas, e o baixo peso, predispondo ao risco de infecções e mortalidade.
A Nutrição do Idoso tem como objetivo proporcionar um evelhecimento mais saudável atravéz da alimentação.
Imagem: iStock Um idoso saudável pode consumir três porções de frutas e duas porções de legumes e verduras por dia e, assim, garantir um bom aporte de substâncias antioxidantes – que evitam a degeneração celular e o envelhecimento precoce --, além de fibras, vitaminas e minerais importantes para funcionamento do ...
Para diminuir a fome é importante evitar pular refeições, aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra e beber bastante água. Alguns alimentos também ajudam no controle da fome são pera, o ovo e o feijão, pois aumentam a sensação de saciedade por mais tempo, podendo ser incluídos alternadamente na dieta diária.
A falta de apetite pode acontecer por diversas razões, que vão desde aspectos emocionais, como a ansiedade ou depressão, até a deficiência de algum nutriente importante no organismo. Por isso, muitas vezes, as pessoas nem lembram de alimentar durante essas fases.
É comum sim ter alteração de apetite no período peri menstrual. Não há uma regra exata para qual tipo de alimento essa mudança está mais voltada, mas aparentemente é comum se procurar mais docês.
7 erros de higiene que a gente mais comete quando está menstruada
O que (não) deve comer durante a menstruação
Cólicas que se iniciam antes de menstruar e que duram por todo período de sangramento não devem ser consideradas normais. Mais ainda se vierem acompanhadas de alteração no hábito intestinal (como intestino solto ou dor para evacuar). Isso pode ser endometriose e deve ser devidamente pesquisado pelo médico.
A dor, pode ser encontrada em duas variações e intensidades: 1) Primária: que é quando aparece até o terceiro ano após o início da menstruação e dura de 1 a 2 dias. Ela pode continuar até a menopausa. 2) Secundária: causada por alguma doença inflamatória pélvica, endometriose ou fibrose uterina.
Esses quadros são chamados de dismenorreia secundária e a cólica pode começar 15 dias, uma semana, cinco dias antes da menstruação e piora com ela.
A cólica no início da gestação acontece devido ao crescimento do útero e a adaptação à implantação do embrião. Infecções urinárias ou vaginais, com corrimento, também são responsáveis pelo aparecimento de cólicas no início da gravidez. Veja quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez.
Confira outras dicas que ajudam a aliviar os sintomas da cólica na gravidez – todas mediante liberação médica:
Entretanto, a cólica não pode ser intensa e deve ter duração máxima de até 2 ou 3 horas após a relação. Corrimento amarronzado ou sangue também são indicativos que algo está errado. Nesses casos, procure um médico com urgência.
Nas primeiras 4 semanas de gravidez, é possível identificar o primeiro sinal: o atraso da menstruação. Logo depois começam os enjoos, as tonturas, o excesso de sono, a fome descontrolada, as cólicas e as variações de humor — que são facilmente confundidas com os sintomas da TPM.
O Buscopan é um medicamento indicado para aliviar dor e cólica na barriga, e tem a escopolamina como princípio ativo. Existem algumas variações do Buscopan, podendo ser simples, com dipirona, paracetamol ou ibuprofeno.