As especialidades da medicina veterinária cumprem papel semelhante àquelas da área humana. Elas envolvem cursos de pós-graduação, nos quais os profissionais já formados e com um diploma obtido em uma instituição de ensino superior, aprofundam os conhecimentos.
Ao explicar quais são as especialidades da medicina veterinária, não podemos deixar de incluir essa que é, de longe, a mais comum de todas no Brasil, representando 25% do total de profissionais em nosso país.
A especialidade se dedica aos estudos sobre o coração e o sistema circulatório, com amplo conhecimento anatômico. Necessária antes de intervenções cirúrgicas, a cardiologia acompanha animais cardiopatas e cuida das mais diferentes patologias do coração.
No entanto, a escolha de onde fazer uma graduação também é fundamental. Para que o diploma seja válido em todo o território nacional, o curso deve ser autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma avaliação, o órgão garante que a instituição possui a estrutura necessária para oferecer o curso.
O curso de Medicina Veterinária possui duração média de cinco anos e é oferecido apenas no grau bacharelado. Como é um curso da área de Ciências Biológicas, os conteúdos abordados envolvem biologia e química, em aulas teórica e práticas. Veja a seguir algumas disciplinas da grade curricular do curso:
Confira: + Confira 5 dúvidas frequentes da área de Medicina Veterinária
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), existem mais de 80 áreas de atuação para esse profissional. Distribuímos essas áreas em nove frentes, que podem ser encontradas logo a seguir.
Ela é uma área muito importante e não poderia ficar de fora dessa lista ao selecionarmos quais são as especialidades da medicina veterinária, já que não conseguiremos falar de todos os detalhes em um só texto.
Leia também: + Melhores faculdades de Medicina Veterinária, segundo o Guia da Faculdade 2021
Bolsas de estudo para o curso de Medicina Veterinária no Rio Janeiro.
Você está no blog do Centro de Desenvolvimento da Medicina Veterinária (CDMV) e sempre publicamos aqui dicas para profissionais e estudantes da área, apoiando-os em suas jornadas de formação. Seja bem-vindo e boa leitura!
“Você é o que come” é uma frase usada para se referir ao modo como os hábitos alimentares influenciam no organismo e nas atividades realizadas cotidianamente. Isso é válido tanto para humanos quanto para animais, o que requer especialidades dedicadas.
O médico veterinário também pode trabalhar com a aplicação de anestesias em grandes animais, animais de porte médio, pequeno porte, animais de companhia ou até mesmo animais selvagens.
A endocrinologia está entre as especialidades da medicina veterinária que cuida do sistema hormonal e do metabolismo dos animais domésticos. Doenças como diabetes, Síndrome de Cushing e outras pedem acompanhamento próximo, com tratamentos contínuos e cuidados imediatos.
Outras especialidades da medicina veterinária muito importantes que merecem ser citadas são: acupuntura, anestesiologia, clínica médica de pequenos animais, diagnóstico por imagem, inspeção higiênica sanitária, medicina felina, medicina veterinária do coletivo, odontologia, ortopedia e patologia.
Doenças renais estão entre as mais comuns nos animais, especialmente em felinos domésticos. Como resposta, as especialidades de nefrologia e urologia atuam juntas, avaliando, prevenindo e tratando diferentes tipos de doenças renais e do trato urinário.
Quando você busca saber quais são as especialidades da medicina veterinária, nem sempre ouve falar muito dessa área porque, ao contrário das outras, a neurologia não é uma especialidade frequente no Brasil, pela escassez de cursos de pós-graduação.
A importância das especialidades na medicina veterinária vai além do trabalho exercido com os animais. Com uma pós-graduação, profissionais da área veem sua remuneração aumentar consideravelmente, de acordo com vagas especificamente dedicadas a sua especialidade.
Ela trata de todas as patologias do sistema nervoso central e periférico, bem como problemas que afetem o cérebro, as fibras motoras, a medula espinhal e os nervos. O mesmo vale para condições como convulsões, epilepsia, paralisia, hérnias de disco e tumores.
Condições como produção excessiva de lágrimas ou falta delas são cuidadas aqui e é importante considerar essa área ao pesquisar quais são as especialidades da medicina veterinária.
Assim como acontece na área humana, a oncologia veterinária se preocupa com o diagnóstico e tratamentos de tumores diversos. O câncer em animais é observado e posteriormente tratado com técnicas como a quimioterapia e a radioterapia.
Para esse texto, nós selecionamos algumas das principais especialidades da área. Embora elas se diferenciem no que se refere aos assuntos estudados, todas compartilham a característica de aprofundamento dos conhecimentos.
Quantos tipos de veterinários existem?
O salário médio de um veterinário no Brasil é de R$ 3.
Salários de Médico Veterinario