EQST

Como Acontece A Periodontite Apical Aguda?

Como acontece a periodontite apical aguda?

Periodontite Apical Aguda é uma resposta inflamatória aguda no ligamento periodontal. Esta é caracterizada por aumento da permeabilidade vascular, com consequente edema, que leva ao aumento da pressão hidrostática tecidual. Como resultado, fibras nervosas são comprimidas gerando dor (LOPES; SIQUEIRA, 2004).

O que é abscesso crônico?

Um abscesso apical crônico é uma inflamação periapical de longa duração caracterizada por descarga intermitente de pus através de um trato de seio intra-oral, com sinais radiolúcidos de destruição óssea periapical (Alsulaimani, 2016).

Qual antibiótico é bom para abscesso?

A maioria dos pacientes que têm um abscesso menor pode usar antibióticos orais ambulatorialmente como sulfametoxazol-trimetropim, clindamicina e tetraciclina, que tem atividade in vitro contra mais de 90% dos MRSA isolados.

O que é Pericementite apical aguda?

Resumo: A pericementite apical aguda é uma inflamação aguda dos tecidos situados ao redor do ápice radicular de um dente, sendo uma das seqüelas das alterações pulpares e, posterior necrose pulpar.

O que é lesão apical no dente?

Olá! Lesão apical ou periapical ocorre na região do ápice do dente , ou seja , na ponta da raiz . Caracteriza-se no Rx como uma região escurecida, geralmente de forma arredondada que significa perda de estrutura óssea . O tratamento de canal ou retratamento é indicado na maioria dos casos .

Como diagnosticar Pericementite?

Esta condição pulpar denota estágio avançado de inflamação. A polpa está sob agressão, e apenas a remoção do agente patogênico não basta para cessar a dor, ou seja, a polpa não apresenta condições de voltar ao estado de normalidade após a remoção da causa.

Como diferenciar um cisto de um granuloma?

O dente afetado não responde aos testes de vitalidade. Radiograficamente o granuloma é uma rarefação apical circunscrita com forma oval ou circular. O cisto apical classifica-se entre os cistos de origem dental. Quanto à localização eles podem ser apical, lateral, inter-radicular e residual.

Qual o aspecto radiográfico da Pericementite?

(1999) a pericementite apical aguda é uma inflamação localizada no ligamento periodontal na região periapical. O exame radiográfico mostra pouca variação, indo do normal a um espessamento do pericemento apical.

O que é a lâmina dura?

Lâmina dura É a cortical óssea que envolve a porção radicular. Aparece como uma linha radiopaca contínua, contornando o espaço pericementário. Crista óssea alveolar Entre um dente e o outro, a continuidade da lâmina dura forma a crista óssea alveolar. É uma estrutura radiopaca.

O que você compreende por Pericementite?

A Pericementite pode apresentar-se espontaneamente como consequência de uma infecção profunda da polpa dental, provocada por uma técnica operatória inadequada, resultado de infecção periodontal avançada ou ser produzida por agudização ou agudecimento de um processo crônico preexistente.

Como pode ocorrer um processo infeccioso pulpar e Perirradicular?

Embora fatores de natureza química ou física possam induzir uma patologia pulpar ou perirradicular, microrganismos presentes em uma lesão de cárie ou no SCR representam uma fonte de agressão persistente que além de induzirem alterações teciduais são capazes de perpetuá-las (Alves 2004).

Quais as etapas do tratamento Endodontico?

O tratamento endodôntico apresenta três etapas principais de controle da infecção: o preparo químico-mecânico, a medicação intracanal e a obturação do sistema de canais radiculares 23.

Como é feito o tratamento de endodontia?

O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto). Depois de se remover esse tecido, o dentista esteriliza o canal preenchendo-o com obturação em material específico.

O que é um granuloma periapical?

O Granuloma Periapical é uma inflamação crônica ou agudamente inflamada no ápice de um dente desvitalizado formado por células, como: macrófagos, linfócitos e plasmócitos.

O que é enucleação de cisto?

A enucleação consiste em um processo pelo qual a lesão cística é inteiramente removida (HENRY-NETO et al., 2007). Segundo Regezi e Sciubba (2000) a enucleação incompleta do epitélio cístico pode levar ao desenvolvimento de um cisto residual, após meses ou anos do tratamento inicial.

Qual o conceito de um cisto epitelial verdadeiro?

Um cisto ou quisto (do grego kystis, saco) é um tumor benigno revestido por uma membrana de tecido epitelial. Pode conter fluidos, material semi-sólido ou pastoso. Tem um crescimento lento e normalmente não causa dor. Uma coleção de pus é chamada de abscesso, e não cisto.

O que é cisto periodontal?

Introdução: O cisto periodontal lateral é um tipo de cisto odontogênico, de etiologia desconhecida, cuja prevalência na população não é frequente. Essa lesão ocorre geralmente na região de pré-molares inferiores, é assintomática e, em alguns casos, ocasiona expansão da cortical óssea.

O que é um cisto Odontogenico?

O cisto é definido como uma cavidade patológica revestida por epitélio. Apresenta em seu interior conteúdo líquido ou semi-sólido e, quando associado ao órgão dentário, recebe a denominação de cisto odontogênico. Normalmente são lesões ósseo-destrutivas e assintomáticas.

O que é cisto residual?

Frequentemente denominamos de cisto residual aquele que permanece no interior do osso, após exodontia de um dente ou esfoliação espontânea da raiz residual, com lesão periapical, sem os cuidados necessários de curetagem e enucleação do cisto radicular.

Qual a origem do cisto Dentígero?

Classificado como um cisto odontogênico de desenvolvimento, o cisto dentígero ou folicular origina se da separação do folículo da coroa de um dente incluso. Dentre os cistos de origem odontogênica é o segundo tipo mais comum, representando cerca de 24% dessas lesões.

Quais são os cistos Odontogenicos?

Os cistos odontogênicos são subclassificados, de acordo com a origem, em cistos de desenvolvimento ou inflamatórios....Exemplos de cistos de desenvolvimento:

  • Cisto dentígero.
  • Queratocisto odontogênico.
  • Cisto odontogênico ortoqueratinizado.
  • Cisto gengival.
  • Cisto periodontal lateral.
  • Cisto odontogênico glandular.

O que é Cisto Perirradicular?

O cisto de Tarlov, também conhecido como cisto perineural ou perirradicular sacral, é uma bolsa de líquido cefalorraquidiano localizada no canal medular, na região entre as vértebras S1 e S4. A doença foi descrita em 1938 por Isadore M. Tarlov, que também lhe deu o seu nome.

O que são cistos Perineurais?

Os cistos de Tarlov, também denominados cistos perineurais ou perirradiculares sacrais, consistem em “bolsas” de líquido cefalorraquidiano (LCR) situados no canal medular, mais especificamente entre as vértebras S1 e S4.

Quais os sintomas do cisto de tarlov?

Sintomas do cisto de Tarlov

  • Dor nas pernas;
  • Dificuldade para caminhar;
  • Dor nas costas, no final da coluna;
  • Formigamento ou sensação de dormência no final da coluna e nas pernas;
  • Diminuição da sensibilidade no local afetado ou nas pernas;
  • Pode haver alterações no esfíncter, com risco de perda de fezes.

Quais os sintomas de cisto na coluna?

Quais os sintomas de cisto sinovial na coluna?

  • Dor irradiada para os membros inferiores (dor ciática);
  • Choque e formigamento nos membros inferiores;
  • Perda de força nas pernas.