Os Pontos Cardeais (N=Norte/North, S=Sul/South, E ou L=Leste/East, O=Oeste/West) são utilizados para orientar as indicações das coordenadas geográficas, para as quais se convencionou uma letra e um número, divididos por graduação (graus, minutos e segundos).
As coordenadas geográficas são linhas imaginárias que atravessam o planeta Terra, tanto na horizontal, quanto na vertical. As linhas horizontais são os paralelos, enquanto as linhas verticais são os meridianos. A coordenada geográfica de um local é a posição que este se encontra em relação aos paralelos e meridianos.
As coordenadas geográficas são linhas imaginarias medidas em graus minutos e segundos. Servem para localizar qualquer ponto na superfície terrestre.De fundamental importância para navegação marítima e aérea, e também terrestre.
Procure números ao longo das bordas do mapa, os quais representam a coordenada de cada linha. As linhas de latitude são marcadas ao longo das bordas leste e oeste do mapa. Já as de longitude, são marcadas nas bordas norte e sul.
As latitudes são divididas pelo meriano de Greenwich, sendo assim a partir do meriano e para o norte os valores vão de 0 a 90° e do meridiano para sul, 0 a -90°. Neste mapa, o ponto A está a -40° de latitude e -30° de longitude, o ponto D está a 60° de latitude e 0° de longitude.
Vá até o local que você quer saber as coordenadas geográficas. Segure na localização desejada para surgir um alfinete. Na caixa de busca, você encontrará as coordenadas.
Ver as coordenadas de um lugar
Google lança mecanismo que transforma coordenadas geográficas em endereços. O Google anunciou recentemente o lançamento da geocodificação reversa para as APIs da companhia, que é o processo de converter um par de coordenadas (latitude e longitude) em um endereço.
Primeiro separamos a parte inteira onde se obtém o grau (20º), multiplica-se a parte decimal por 60 (0,x 60) = separa-se a parte inteira e obtém-se os minutos (15'), multiplica-se novamente a parte decimal por 60 (0,5833333 x 60) = 35, que corresponde aos segundos (35”), temos assim: 20º 15” 35”.
1 – A parte inteira de graus permanece a mesma (ou seja, 23). 2 – Divida os minutos por 60 (33/60 = 0,55). 3 – Divida os segundos por 3600 (4,72/3600 = 0,). 6 – O resultado final será: -graus no formato decimal.
Digite SHIFT e, em seguida, a tecla °''', que realiza a conversão imediata, apresentando os valores em graus, minutos e segundos. Será possível ver 4 (85° 44' 18,4”), pois nas calculadoras científicas não há símbolos diferentes para minutos e segundos.