As causas do overtraining estão diretamente associadas a um treino excessivo e a um curto período de recuperação para o corpo, ou seja, tão importante quanto não sobrecarregar o corpo com um treino exagerado é saber descansar o necessário para não entrar em estado de fadiga.
Problemas que o overtraining traz aos atletas: - Perda de condicionamento físico com perda de força e resistência; - Dor muscular persistente; - Sensação de fadiga crônica; - Elevação significativa da frequência cardíaca em repouso (este é um sinal bem típico);
O treinamento físico é uma importante área de atuação profissional da Educação Física e do Esporte. Ela tem por objetivo precípuo, a melhoria do desempenho físico-esportivo através da aplicação de um processo organizado e sistemático composto por exercícios físicos.
O Principio da Adaptação – Quando o organismo está adaptado, há um equilíbrio entre os processos de síntese e degradação, enquanto não sejam interrompidas as exigências normais. Isto quer dizer que cada organismo, quando se encontra adaptado, está num equilíbrio dinâmico denominado homeostase.
- Reversibilidade: O princípio da reversibilidade do treino declara que, do mesmo modo que a atividade física regular resulta em adaptações fisiológicas determinadas que permitem melhores desempenhos desportivos, assim interromper ou reduzir de um modo importante o nível de treino leva uma reversão parcial ou completa ...