crossorigin="anonymous">
Resposta. E no periélio , o planeta apresenta maior velocidade de rotação.
“O planeta em órbita em torno do Sol descreve uma elipse em que o Sol ocupa um dos focos.” Até esse momento, as órbitas eram tidas como circulares, mas Kepler mudou isso, dizendo que eram elípticas. O planeta descreve um movimento elíptico, e a estrela Sol fica em um dos focos.
Em sua órbita, os planetas varrem áreas iguais em tempos iguais. No afélio a velocidade orbital do planeta é menor que no periélio.
O afélio ocorre a cada ano entre 2 e 7 de julho. O periélio foi no dia 3 de janeiro. A Terra alcançará sua maior distância do Sol no dia 6 de julho às 17h46 GMT (14h46 no horário de Brasília), quando o planeta e seu astro estarão a de quilômetros um do outro.
Como indicado na imagem, o ponto da órbita mais próximo do Sol é denominado periélio, e o mais afastado, afélio. É importante lembrar também que o formato das órbitas elípticas pode variar de planeta para planeta.
A precessão é o movimento cíclico em que o eixo de rotação terrestre descreve um cone, completado a cada 25.
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano e estão relacionados à posição do Sol e à inclinação da Terra. Solstício e equinócio marcam o início das estações do ano e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra.
Enquanto o equinócio marca o início do outono e da primavera, o solstício marca o início do verão e do inverno. Ambos fenômenos astronômicos acontecem duas vezes por ano.
O solstício ocorre quando o Sol está mais perto de um dos hemisférios, fazendo com que uma parte do mundo tenha um dia maior, enquanto o outro lado tem um dia menor. Já no equinócio, o Sol está mais próximo da linha do Equador, e por isso o dia e a noite nos dois hemisférios tem a mesma duração.