Personagens principais: características físicas e psicológicas. Protagonistas: Linha , é fininha e bem comprida. Antagonistas: Agulha,pois ela é orgulhosa. Arrogante e se acha melhor que a linha, é fina, comprida e pontuda.
Resposta. O ponto de vista é de um narrador onisciente. "Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela."
Uma tentando mostrar sua superioridade perante a outra. Neste conto o autor está ironizando costumes humanos por meio de personagens inanimados (linha e agulha). Através da história destas personagens, Machado de Assis critica a sociedade com seus ciúmes e invejas.
retrata a história de uma agulha e de um novelo de lã que discutem sobre sua importância. ... MORAL :A moral que o conto nos deixa é que há pessoas que se consideram mais importantes que as outras, mas na nossa sociedade precisamos uns dos outros.
Resposta. Resposta: Acho que a agulha,pois você pode ter o tecido mais como vai costurar sem a agulha ?! Mais na verdade,os dois são importantes,porque podemos ter a agulha,mais como vamos fazer algo sem a linha ?!
Resposta. Apólogo (por que o texto foi intitulado "Um apólogo"?) Por conter objetos inanimados, que ganham vida e apresentam características semelhantes a dos seres humanos, além da representação de uma lição de moral. ... Personificação (Retire do texto alguns exemplos.)
Resposta. Resposta: Há uma intercalação do conflito, feita do 2º (segundo) ao 15º (décimo quinto) parágrafo, quando a agulha e o novelo/linha entram em atrito. Nota-se que esta parte é feita em discursos diretos, tirando do narrador toda a ação ou pensamentos que pudessem desviar dos objetivos do momento.
a)Espaço exterior: a história se passa na casa de uma baronesa, na saleta de costura e também no baile. Abaixo alguns trechos que comprovam o espaço exterior: “Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, (...)”
A agulha e a linha brigaram pois achavam que uma era melhor que a outra.
Resposta. Resposta: 1)Título: "Um apólogo.
ERA UMA VEZ uma agulha, que disse a um novelo de linha: — Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo? — Deixe-me, senhora. — Que a deixe? Que a deixe, por quê?
Resposta. resposta: as profissões são as mais diversas , e sempre tem alguém que acha inferior a função do outro tirando vantagens se valor em sua função.
Texto narrativo breve que transmite uma lição moral Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humana, principalmente a fala. A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano.
terem seres inanimados como personagens.
Significado de Apólogo substantivo masculino Narrativa que, geralmente em prosa ou verso, traz consigo uma lição moral, sendo os personagens seres inanimados, animais ou objetos que dialogam como humanos. Etimologia (origem da palavra apólogo). Do latim apologus.
A fábula utiliza personagens animais com características e personalidade humana. A parábola transmite lição de ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica, e apólogo é um ensinamento de vida com situações reais envolvendo pessoas, objetos e animais.
Diferencia-se da fábula por se concentrar em situações reais; já a diferença com relação à parábola se dá porque o apólogo trata de qualquer tipo de lição de vida, e não apenas questões religiosas e lições éticas. ...
Tentemos dar uma diferença simples: A Parábola dá uma lição de ética, através de prosa metafórica, para transmitir sabedoria. O termo vem do grego "parabole". A Fábula, em geral, apresenta animais como personagens; eles agem como os seres humanos, com seus vícios e fraquezas.
Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida.
Os exemplos são utilizados para ajudar a modificar conceitos e comportamentos humanos, de ordem moral e social. Diferencia-se da fábula por se concentrar mais em situações reais, enquanto a fábula dá preferência a situações fantásticas, e também pelo fato de a fábula se utilizar de animais como personagens.