Entre os estilos mais usados no Classicismo estão a busca pelo equilíbrio, pureza e rigor da forma, juntamente com a perfeição e o senso de proporção. É importante destacar que o tema mais comum utilizado para produzir uma obra classicista era o antropocentrismo, ou seja, a colocação do homem no centro do universo.
A principal característica do Classicismo está na busca pela imitação dos modelos clássicos greco-romanos. Passando para o projeto literário classicista, também conhecida como renascentista, seu principal traço foi a perfeição estética, além do reencontro com a mitologia pagã (tradições religiosas politeístas).
O classicismo iniciou-se em Portugal, em 1527. ... O Classicismo foi um movimento cultural ocorrido no Renascimento (séculos XV e XVI). Como o próprio nome sugere, o Renascimento foi um período de renovação, momento de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Luís de Camões
Principais Autores e Obras Miguel de Cervantes (1547-1616) e o romance “Dom Quixote” (1605). Dante Alighieri 1265-1321) e o poema épico “A Divina Comédia” (1555); Francesco Petrarca (1304-1374) e a obra poética “Cancioneiro e o Triunfo”; Giovanni Boccacio (1313-1375) e a novela “Decamerão” (1348 e 1353).
Embora muitos compositores tenham vivido e composto durante o período clássico, as três maiores figuras são Haydn, Mozart e Beethoven. Cada um contribuiu significativamente para a sinfonia, a sonata para piano, a música de câmara- o quarteto de cordas em particular - e para a música de igreja.
Luís de Camões
Luís Vaz de Camões
Em Portugal, o Classicismo compreende o período literário do século XVI (entre 1537 e 1580). O marco inicial do movimento foi a chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal. Ali, ele se inspirou no humanismo italiano, trazendo uma nova forma de poesia: o “dolce stil nuevo” (Doce estilo novo).
Decerto que Luís de Camões (1524-1580) foi o maior representante do classicismo e sua obra Os Lusíadas (1572), a mais importante. Escrita em versos decassílabos heroicos, esse grande poema épico tem como tema as conquistas do povo português na época das grandes navegações.
Considerado o maior poema épico da língua portuguesa, o texto, publicado por Camões em 1572, é composto de 1102 estrofes. Utiliza estrofes em oitava rima, inventada pelo italiano Ariosto, que consiste em estrofes de oito versos, rimadas sempre da mesma forma (abababcc), num total de 8816 versos decassílabos.
O Classicismo é a constituição artística durante o período do Renascimento. ... Também conhecido como Quinhentismo, ele surgiu após a transição humanista que marcou a mudança da Idade Média para o Renascimento.
Literatura. O Classicismo foi um movimento cultural que fez parte do Renascimento europeu, durante os séculos XV e XVI. Como o próprio nome aponta, a proposta do Classicismo era um retorno às formas e temas da Antiguidade Clássica, ou seja, Grécia e Roma antigas.
A constante busca pela perfeição faz o artista grego criar uma arte intelectual. Nas artes greco-romanas não existe diferenciação entre o artista e o artesão. A arte Clássica grega criou uma grandeza estética e seu sistema de proporções ideais marcaram a civilização ocidental.
A historia da arte Clássica é a arte e cultura dominante na Grécia antiga, entre o séc. VI e séc. IV a.C., que se estenderia pela influencia exercida na Roma antiga. Com uma sociedade menos ligada a religião, a arte que antes era encomendada para representar os deuses, encontra uma forma de ligar os homens aos deuses.
Clássico é o termo geralmente usado para se referir ao estilo dos períodos grego e romano antigos. No entanto, a arte clássica foi revivida ao longo dos anos na forma de arte renascentista, estilo barroco e neoclassicismo.
A arte clássica tem como características a busca pelo realismo nas representações das pinturas e representações do ideal dos seres humanos. ... Este período da arte é reconhecido por um amadurecimento na arte, planejamento das cidades e grandes templos gregos.
Há um pouco de divergência sobre a lista e a ordem exata das 7 artes clássicas, mas a maior parte da literatura apresenta da seguinte forma:
Resposta: A arte grega liga-se à inteligência, pois os reis não eram deuses, mas sim seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. ... A arte grega é antropocêntrica, pois os artistas preocupavam-se com o realismo e também procuravam exaltar a beleza humana, destacando a perfeição das suas formas.
A diferença entre os dois tipos de se fazer arte estava na representação e na exposição da arte. A arte moderna ocorre de forma cada vez mais dinâmica enquanto a arte clássica atravessa o tempo.
Quem opta por uma decoração moderna, também preza por espaços livres entre os móveis. Para os quadros, peças com cores fortes são indicadas. Neste estilo, há uma preferência por objetos de arte, pinturas e esculturas. ... As paredes clássicas pedem obras de arte e molduras ornamentadas.
Tarsila do Amaral: A mulher que inventou arte moderna no Brasil chega ao MoMA | Cultura | EL PAÍS Brasil.