No entanto, outros grandes deslocamentos ao longo do últimos cinco anos marcaram milhões de vidas, no Burundi, na República Centro-Africana, o RDC, Iraque, Mianmar, Sudão do Sul, Sudão, Ucrânia e Iêmen. Os três países que mais acolhem refugiados são a Turquia, o Paquistão e a Uganda.
A Síria tem também alta proporção de emigrantes em decorrência de uma guerra que já dura 8 anos. Mas há países que perdem população devido a problemas climáticos – como Samoa, Tonga, etc.) ou por problemas econômicos e alta incidência de pobreza – como Timor-Leste, Nicarágua, Somália, etc.).
Resposta. Comumente,saem do nordeste e do norte em direção ao sul e sudeste. Contudo,hoje em dia,está acontecendo o movimento inverso,eles estão voltando para seus locais de origem.
10 destinos mais cobiçados por imigrantes
Brasil registra mais de 700 mil migrantes entre 2010 e 2018. Brasília, – Haitianos, venezuelanos e colombianos são as três principais nacionalidades que formam o grupo de imigrantes no Brasil de 2018. Os dois primeiros tiveram o maior número de carteiras de trabalho emitidas.
Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total. Até o fim do século XX, os portugueses aparecem como grupo dominante, com mais de trinta por cento, o que é natural, dada sua afinidade com a população brasileira.
Os primeiros imigrantes europeus não-portugueses a se estabelecerem no Brasil foram os suíços. Devido à falta de terras na Suíça, cerca de duas mil pessoas imigraram para o país entre 1818 e 1819 e se tornaram "súditas do Rei de Portugal."