EQST

Como Era A Situaço Econmica Do Brasil No Incio Do Perodo Regencial?

Como era a situação econômica do Brasil no início do período regencial?

A situação econômica do Brasil no Período Regencial era relativamente frágil, sendo que ela ruralizada e dependia basicamente das exportações; mas positivamente, havia a diversificação. ... Outro elemento que fragilizava a situação econômica do Brasil daquele período era a competitividade internacional.

Quanto ao aspecto econômico o Brasil do Primeiro Império era?

Em 1822, quando o Brasil se tornou independente e ocorreu o início do período imperial, a economia nacional era praticamente toda baseada na exportação de matérias-primas.

Que sabemos sobre a economia e o comércio do Império?

Resposta: A economia romana foi marcada por duas atividades principais: a agricultura e o comércio. No Império Romano havia uma certa estabilidade econômica, e, portanto, conseguiam manter uma única moeda corrente, as tarifas alfandegárias eram baixas e as estradas e os portos eram protegidos.

Qual era a base da economia do Império Romano?

A economia do império Romano teve como base uma única moeda corrente, a cobrança de baixas tarifas alfandegárias e uma rede de estradas e portos protegidos. Tudo isso para facilitar as trocas comerciais entre as várias regiões.

Qual era a principal atividade econômica desenvolvida em Constantinopla cite o fator que contribuiu para o desenvolvimento dessa atividade?

O comércio era a principal atividade econômica desenvolvida em Constantinopla, visto que a capital bizantina localizava-se numa região privilegiada, que ligava o Mediterrâneo ao Mar Negro, com acesso às rotas comerciais da Ásia.

Qual a localização geográfica de Bizâncio e sua importância para a economia do Império Romano do Oriente?

Bizâncio teve uma grande importância durante a Antiguidade e Idade Média (já com o nome de Constantinopla). Do ponto de vista estratégico e geográfico, esta cidade era importante em função de sua localização na entrada do Mar Negro e sua ligação entre a Europa e a Ásia. ... Foi o fim do Império Romano do Oriente.

Como se justifica que o comércio tenha sido uma das mais lucrativas atividades econômicas do Império Bizantino?

A economia bizantina encontrava-se sob forte intervenção estatal. Existiam corporações e associações comerciais regulamentando as atividades produtivas. Na agricultura, predominavam os latifúndios. Constantinopla controlava o comércio entre o Mediterrâneo e as regiões orientais.