Dois princípios regem este movimento artístico: a simplificação das formas das figuras e o emprego das cores puras, por isso, as figuras fauvistas são apenas uma sugestão e não a representação da realidade, sendo assim, é também considerado precursor do abstracionismo.
O Fauvismo nada mais foi do que um movimento artístico heterogêneo o qual está associado à pintura e que teve a sua origem na França bem ali, no início do século XX. Essa movimento ascendeu-se entre os anos de 1905 e 1907 e a sua principal característica é a utilização de cores puras sem misturas.
A tendência foi considerada movimento artístico apenas em 1905. O Fauvismo, ou Fovismo, tinha temática leve, baseada na alegria de viver e nas emoções, e não tinha fundamentação ou intenção crítica nem política. ... A expressão utilizada pelo crítico, “Les Fauves”, significa “os selvagens”.
Segundo Henri Matisse, em "Notes d'un Peintre", pretendia-se com o fauvismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".
Quanto ao movimento Fauvismo julgue os itens: 1. ( ) A simplificação das formas e o emprego das cores puras são características marcantes deste movimento 2. ( ) O termo feras se deu pela intensidades com que usavam as cores puras, sem matiza-las.
Características do Surrealismo Espontaneidade. Figuras disformes e justapostas. Ilogicidade. O manifesto Surrealista foi publicado em 1924 por André Breton.
O nome da corrente deve-se a Louis Vauxcelles. Esse chamou alguns artistas de “Les Fauves” (que significa “feras” em português) em uma exposição em 1905, pois havia ali a estátua convencional de um menino rodeada de pinturas nesse novo estilo.
1905
Introdução - o que foi Teve início em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905. A palavra tem origem no vocábulo francês fauves que significa feras. Este movimento seguiu muitas características expressionistas. O artista plástico Henri Matisse é conhecido como o pai deste movimento artístico.
Resposta. Resposta: Movimento revolucionário da arte moderna,surgiu em Paris em 1907 e 1908, cujo figuras principais foram Pablo Picasso e George Braque.
Ele surgiu em 1909, com a publicação do Manifesto futurista, de Filippo Tommaso Marinetti, em um contexto de tensão política entre as grandes potências que antecedeu a Primeira Guerra Mundial e de uma evidente evolução tecnocientífica. ...
O Manifesto Futurista foi escrito pelo poeta Filippo Marinetti e tornou-se conhecido a partir de sua publicação, em 1909, no jornal francês Le Figaro.
Manifestação artística que usava as formas geométricas para retratar a realidade. O Cubismo surgiu na França, em meados do século XX, e causou uma grande mudança no estilo artístico e cultural da época. A utilização de formas geométricas, como cubos e cilindros, nas artes plásticas é uma das principais características.
O objetivo do movimento era rejeitar totalmente o passado e o moralismo, sugerindo, inclusive, o repúdio aos movimentos anteriores como o simbolismo, o impressionismo e o naturalismo, assim como a destruição de cidades antigas e museus em função de uma “higienização do mundo”.
O futurismo no Brasil foi um movimento que propagou as ideias de Filippo Tommaso Marinetti, um poeta italiano que, em 1909, publicou no jornal francês Le Figaro um manifesto que enaltecia a modernidade, a tecnologia, o movimento e a violência. ... o culto à modernidade; a conexão ideológica com o fascismo.
Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência.
O Futurismo caracterizou-se principalmente pelo rompimento com a arte e a cultura do passado, celebrando o progresso e a tecnologia moderna, a vida urbana, a velocidade e a energia ao ponto de, os mais extremos, exaltarem as armas e a violência.
O futurismo desprezava de forma bem clara todo o padrão moral, assim como os valores que ficaram no passado. Essa corrente priorizava um novo paradigma estético, que deveria ser guiado por parâmetros que tinham por base a celeridade temporal, na valorização dos combates e na recorrência à força.
O cubismo teve como principal característica a representação das figuras em vários planos, buscando chegar a uma "tridimensionalidade" na pintura, exibindo as formas em planos irregulares. A temática não foi necessariamente a mulher e nem a nudez.
Durante o desenvolvimento do Cubismo é possível distinguir três fases, a saber: a fase cézanniana (1907-1909), uma fase analítica (1910-1912) e uma fase sintética (1913-1914).
É possível dividir o movimento cubista em duas linhas: Cubismo Analítico que se baseou na observação, fragmentação e representação de um determinado tema e o Cubismo Sintético que se baseou em técnicas voltadas a colagem. Obra "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso (1907).
O cubismo possui duas fases: - A fase analítica: as cores, nessa fase, eram usadas de forma mais moderna e as formas eram, em geral, geométricas e sem estrutura. ... - A fase sintética: cores fortes, e as formas formavam figuras reconhecíveis. Foi muito utilizada a colagem de letras e pedaços de jornal.
O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
1. É representado o objeto como se ele estivesse partido. O cubismo sintético também utiliza a colagem, já o cubismo analistico, o artista representa o objeto em vários ângulos simultaneamente. ... No cubismo analítico há a predominância de poucas cores (preto cinza e tons de marrom e ocre).