crossorigin="anonymous">

Quais Os Danos Causados Pela Eroso?

crossorigin="anonymous">

Quais os danos causados pela eroso

Metade dos solos agricultáveis do mundo está degradada, segundo informações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A entidade estima que o gasto global com fertilizantes para repor os nutrientes perdidos com processos erosivos dos solos é de US$ 110 a US$ 200 bilhões, anualmente. Mas afinal o que é erosão e como isso pode afetar a lavoura?

Esta é causada pela atividade humana devido ao desmatamento, construção de estradas, mineração e práticas agrícolas ou de pecuária. Essas ações podem acelerar o processo de erosão, tornando-a mais intensa e destrutiva.

Videoaulas

É causada pela ação do mar e das ondas nas áreas costeiras. Exemplo: as ondas podem desgastar as falésias e as praias, provocando a retirada de areia e sedimentação e levando para outros locais.

Mesmo que para isso sejam necessárias mais voltas e manobras do trator, as quais serão traduzidas em mais tempo e custo para a realização do trabalho, a semeadura morro abaixo é uma prática comprovadamente causadora de erosão e deve ser inibida.

Fatores que afetam a erosão do solo

Fatores que afetam a erosão do solo

Erosão costeira e em encostas podem afetar estruturas próximas, como edifícios, rodovias e sistemas de infraestrutura.

Mesmo que você invista em sementes com alto potencial genético, com qualidade fitossanitária assegurada, em fertilizantes e em manejo fitossanitário não haverá bons resultados se não houver controle da erosão.

O primeiro passo é pensarmos sobre a viabilidade da implantação da nossa lavoura. Talvez não seja boa ideia implantar cultivos anuais em Neossolos em áreas com declive acentuado, pois as estratégias para controle da erosão demandariam muito investimento.

Tipos de erosão

A erosão glacial não acontece no Brasil, mas é um fenômeno importante em locais onde é comum o acúmulo de gelo e neve na superfície. Essa erosão é causada pelo atrito entre o gelo e o solo ou rocha em que ele se deposita. Quando ele começa a derreter, o gelo desliza sobre a camada superficial do solo causando um desgaste no material.

Apesar de os Latossolos representarem a classe de solo mais abundante no Brasil, o fato de serem profundos não significa que medidas de contenção da erosão do solo possam ser descartadas.

crossorigin="anonymous">

Consequências da erosão

Consequências da erosão

Acontece quando há aclives que facilitam o escoamento superficial da água. Dessa forma, é mais provável que uma erosão se forme. Principalmente em regiões não planas, por exemplo.

Como a erosão transporta sedimentos e produtos químicos  para rios, lagos e corpos d’água. Isso pode afetar a qualidade da água, diminuição da água potável e impacto negativo nos ecossistemas aquáticos.

Esta erosão é causada pelo vento que transporta partículas de solo e as deposita em outros locais. O vento pode desgastar rochas e moldar a paisagem. Um exemplo deste tipo de erosão é a formação de dunas de areia em regiões desérticas devido à ação constante do vento.

Mitigar a erosão do solo aumenta a produtividade da lavoura

Os sedimentos erodidos podem se acumular nos corpos d’água, reduzindo sua capacidade de armazenamento e afetando a qualidade da água, prejudicando a navegação, aumentando o risco de inundações e prejudicando a vida aquática.

Esta erosão cárstica ou cársica ocorre através de um processo de desgaste e remodelação da superfície terrestre que se dá em regiões onde existem formações geológicas solúveis, como rochas calcárias, dolomíticas e gipsitas. Essas rochas são compostas principalmente por minerais solúveis em água, como o calcário (carbonato de cálcio). Exemplo: a água dissolve gradualmente a rocha, levando à formação de cavernas e dolinas.

Para quem cria gado ou animais de pastagem, é recomendável adotar um manejo adequado do pastoreio, evitando o superpastejo, que pode danificar a cobertura vegetal e expor o solo.

Tipos de erosão

Erosão eólica: é causada pelo vento ao transportar materiais que se desgastam das rochas e solos. É mais frequente em áreas semiáridas, áridas e desérticas. Ao transportar as partículas de areia ou mesmo fragmentos de rochas, esses sedimentos, ao longo de milhares de anos, desgastam as áreas que atingem, esculpindo arcos, rochas ou formando desertos pedregosos, como os regs do deserto do Saara, no continente africano.

Não é possível evitar totalmente a erosão, já que este processo é natural. Porém, várias medidas em relação ao uso do solo podem ser tomadas para que ela não tenha grandes impactos para o meio ambiente e para a população.

O terraceamento consiste na construção de barreiras físicas à passagem de água e partículas suspensas, diminuindo o comprimento do declive e, por consequência, a velocidade da água, acabando por mitigar a erosão do solo.

Classificação das erosões

A erosão também pode ter impacto direto em vidas humanas. No caso de habitações em encostas e margens de rios, a erosão pode deixar a área mais suscetível a deslizamentos de terra, colocando em risco a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Uma lavoura onde não há cobertura e o escoamento superficial de água é facilitado, gerando erosão do solo, é como uma torneira aberta jogando fora os nutrientes dissolvidos em água.

A ação da água dos rios sobre seu leito e suas margens pode causar um processo de erosão chamado de fluvial. No primeiro momento, a erosão fluvial atua principalmente no fundo do canal, removendo o material ali presente e aprofundando o rio. A partir de um ponto, a profundidade se estabiliza, e a remoção de material passa a ser principalmente nas margens.

Lista de exercícios

Lista de exercícios

Este tipo de erosão ocorre em regiões cobertas por geleiras. O gelo se move lentamente e arrasta rochas e sedimentos, desgastando a superfície. Exemplo: a formação de vales em forma de U em áreas onde as geleiras já existiram, como nos Alpes.

Esse processo tem o potencial de ocasionar ou agravar enchentes em períodos de chuvas intensas, podendo causar prejuízos não somente ao produtor, mas também à comunidade como um todo.

Quais as consequências da erosão marinha?

Apesar de originar paisagens deslumbrantes, a erosão marinhatambém está associada a alguns impactos negativos, como a redução na largura da faixa de areia, perda e desequilíbrio de habitats naturais, aumento na frequência de inundações decorrentes das ressacas, aumento da intrusão salina nos aquíferos costeiros, ...

Quais são os prejuízos causados pela erosão do solo e as consequências do seu mal uso?

Os internos são a baixa fertilidade do solo e uso cada vez maior de corretivos. Os danos externos são o assoreamento das nascentes, alagamentos, dificuldade do tratamento de água, redução na capacidade de armazenamento de água nos reservatórios e contaminação dos rios, prejudicando a produção de peixes.

Quais as consequências da erosão para a agricultura?

A erosão causa efeitos diretos na produtividade agrícola e consequências ambientais, pois a terra transportada pelas enxurradas provoca sérios danos à qualidade da água, poluindo os reservatórios e os cursos de água, o que coloca em risco a saúde humana e animal e a fauna aquática.

Quais são as consequências da poluição do solo?

Consequências da poluição do solo
  • Redução de fertilidade do solo;
  • Aumento de sua erodibilidade;
  • Perda de nutrientes;
  • Desequilíbrio ecológico;
  • Aumento da salinidade;
  • Redução da vegetação;
  • Problemas de saúde pública;
  • Liberação de gases poluentes;
Mais itens...

Quais os problemas que o lixo causa ao solo?

A poluição do solo pelo lixo é um grave problema e deve ser evitado a qualquer custo. Além da transmissão de doenças, pode causar deslizamento de encostas, enchentes, danos na paisagem, assoreamento de mananciais e a contaminação do ar e da água, elevando o risco de contágio dos seres humanos.

Quando ocorre a erosão marinha?

Erosão Marinha: ocorre quando as rochas ou o solo litorâneo são desgastados pela água das ondas do mar.

Quais são os prejuízos causados pela erosão do solo?

Esse desgaste natural do solo tem provocado diversos problemas para as pessoas, como deslizamentos de terra – provocando até mortes -, assoreamento, além da contaminação da água potável. Os prejuízos financeiros também são significativos.

O que é o Sistema de Plantio Direto Quais as vantagens e desvantagens do sistema?

O sistema de plantio direto tem a vantagem de diminuir os danos gerados a terra no processo de preparo do solo que antecede a semeadura, criando condições para que as plantas nasçam viçosas e se desenvolvam de forma saudável.

Quais são as causas e consequências da poluição do solo?

A poluição do solo é causada principalmente por atividades humanas desordenadas, tais como:
  • Contaminação industrial. ...
  • Desmatamento. ...
  • Uso excessivo de fertilizantes e pesticidas. ...
  • Poluição do lixo. ...
  • Alterações Climáticas. ...
  • Perda de fertilidade do solo. ...
  • Impacto na saúde humana. ...
  • Reflorestamento.
Mais itens...

Quais são os problemas que o lixo pode causar?

Entre as doenças relacionadas ao lixo doméstico, destacamos: cisticercose, cólera, disenteria, febre tifoide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose e mais outras nove.

Quais as principais consequências da poluição do solo?

Poluição do solo: causas e consequências Esses fatores fazem com que as principais consequências da poluição do solo sejam a redução da fertilidade do solo, o aumento do risco de erosão e a perda de nutrientes.

Onde ocorre a erosão marinha?

A erosão marinha está presente em todo o litoral do planeta, resultando em um longo processo de atrito da água do mar com as rochas que transformam os relevos em planícies. Essas rochas acabam se desgastando em grãos que são levados pelas ondas.

Como ocorre a erosão marinha como ela contribui para a formação das praias?

A erosão marinha está presente em todo o litoral do planeta, resultando em um longo processo de atrito da água do mar com as rochas que transformam os relevos em planícies. ... Após isso, ocorre o recuo da praia, onde o sedimento removido pelas ondas é transportado lateralmente pelas correntes de deriva litoral.

O que é e como acontece a erosão antrópica?

Erosão antrópica É a erosão causada pela ação do ser humano. Em geral não tem grande influência, por que sua ação é de duração muito curta, Mas, nossa capacidade de remover grandes massas de terra ou de rocha é cada vez maior e a erosão antrópica tende a ser cada vez mais significativa.

Quais são os prejuízos causados pela erosão em um país como o Brasil?

Portanto, além do prejuízo econômico, por perdas de nutrientes, matéria orgânica e consequente queda na produtividade dos grãos, a erosão provoca um prejuízo ambiental, porque a camada de terra escoada vai se depositar no leito dos rios.

Quais são as vantagens do sistema de plantio direto?

BENEFÍCIOS DO PLANTIO DIRETO
  • Redução dos custos de produção;
  • Aumento da atividade biológica e da estabilidade da estrutura do solo;
  • Aumento da matéria orgânica;
  • Eliminação ou redução das operações de preparo do solo;
  • Redução do uso de herbicidas;
  • Redução do uso inseticidas e fungicidas;
Mais itens...

Quais são as vantagens do sistema de plantio direto e como funciona a semeadura direta?

De fato, o plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista. Ou seja, nesse sistema, o plantio é efetuado sem as etapas do preparo convencional da aração e da gradagem. Primordialmente, é necessário manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais.
crossorigin="anonymous">