A ginástica artística, também chamada de ginástica olímpica, é uma modalidade esportiva que envolve um conjunto de movimentos. Esses movimentos exigem precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio. Portanto, o domínio do corpo é uma das principais características desses atletas.
As ginásticas de condicionamento físico caracterizam-se pela exercitação orientada que visa à melhora do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual e/ou modificação da composição corporal.
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
Já a ginástica não competitiva engloba uma série de modalidades que possuem objetivo de recreação, reabilitação ou até mesmo de interação social. Existem diversas modalidades não competitivas.
O contorcionismo não é considerada como uma prática competitiva pois de fato não está ligada diretamente ao desenvolvimento competitivo. O desenvolvimento desse tipo de questão é muito importante para que possamos compreender os diferentes vieses da ginástica.