a abolição da servidão no Império Austríaco e no Reino da Hungria, o fim do absolutismo monárquico na Dinamarca e o fim definitivo da monarquia capetíngia na França.
Denomina-se revolução francesa de 1848 aos eventos revolucionários que encerraram a Monarquia de Julho (1830-1848) e levaram à criação da Segunda República Francesa. Após a queda do rei Luís Felipe em fevereiro de 1848, o governo eleito da Segunda República governou a França.
O objetivo era preservar a monarquia dos ideais liberais da Revolução Francesa. Foi então formada a Santa Aliança, a fim de proteger o governo monarca absolutista, sendo um acordo militar entre países.
Republicanos, socialistas e bonapartistas se aproveitavam do fim da censura para realizarem grandes banquetes públicos durante os quais discutiam as reformas a serem empreendidas no país. Conhecida como a “política dos banquetes”, essa manifestação acabou ganhando força entre amplos setores da população francesa.
“As Revoluções liberais foram uma resposta ao Congresso de Viena.” Elas ocorreram por toda a Europa com mais ou menos o mesmo perfil da Revolução Francesa, mas em menor escala. Determinou uma disputa pelo poder entre absolutismo e liberalismo e conflitos entre a burguesia e a nobreza.
As revoluções do século XIX tiveram como tônica principal o binômio liberalismo e nacionalismo. ... A repressão organizada por Metternich sufocou, contudo, a primeira tentativa de revolução nos Estados germânicos.
São conhecidas como revoluções liberais aquelas iniciadas no século XVIII, que se desenvolveram no século XIX, e possuíam forte influência do Iluminismo.
Nacionalismo é uma ideologia surgida no século XIX quando se afirmavam os Estados-Nações na Europa. O termo é utilizado para descrever o sentimento e a atitude que os integrantes de uma nação têm quando forma a identidade nacional. O Nacionalismo surge após Napoleão conquistar grande parte da Europa.
Nacionalismo é um conceito desenvolvido para a compreensão de um fenômeno típico do século XIX: a ascensão de um certo sentimento de pertencimento a uma cultura, a uma região, a uma língua e a um povo (ou, em alguns dos argumentos nacionalistas, a uma raça) específicos, tendo aparecido pela primeira vez na França ...
O nacionalismo é uma ideologia política, uma corrente de pensamento que valoriza todas as características de uma nação. ... A ideologia do nacionalismo provém desse sentimento de pertencimento à cultura de um país e de identificação com a pátria.
Sendo assim, pode ser diferenciado da ideia de estado ou território. Portanto, o nacionalista é aquele que apresenta uma admiração pelo que observa no seu local de origem, apresentando desejo de exaltar as características dessa região em questão, sendo costumes, culturas, demais aspectos sociais.
Patriotismo é o sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, riquezas naturais e patrimônios material e imaterial, dentre outros) e ao seu povo.
O que é patriotismo. Patriotismo é o sentimento de amor à pátria, aos seus símbolos nacionais,(bandeira,hino,brasão,vultos históricos,riquezas naturais e patrimônio material e imaterial) . ... Agora, ser um patriota implica fazer algo de bom pelo seu país, sua cultura ou nação.
Nacionalismo Cultural é procurar representar e viver, inclusive escrevendo, tudo oque tem e representa a Pátria.:musica, costumes, alimentação...
A palavra "nação" designa um território politicamente demarcado, assim como compreende seu povo e sua cultura. Já a palavra "nacionalismo" está ligado ao sentimento de patriotismo, ou seja, respeito e amor pela pátria. ... A obra "Macunaíma" de Mário de Andrade, embora seja um ícone modernista, é nacionalista, por exemplo.
Imperialismo - É a política de expansão e o domínio territorial, cultural e economico sobre outra nação. ... Nacionalismo - Uma tese surgida após a Revolução Francesa, que procurava valorizar a identificação e a aproximação com uma nação.
O imperialismo ou neocolonialismo do século XIX se constituiu como movimento de domínio, conquista e exploração política e econômica das nações industrializadas europeias (Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Holanda) sobre os continentes africano e asiático.
O que é Nacionalismo: O nacionalismo consiste em uma ideologia e movimento político, baseados na consciência da nação, que exprimem a crença na existência de certas características comuns em uma comunidade, nacional ou supranacional, e o desejo de modelá-las politicamente.
O nacionalismo literário, que perpassa o simbólico, o imaginário e, portanto, o ficcional, ainda oferece ao indivíduo um sistema de representações culturais que lhe permite experimentar o sentimento de compartilhamento, ainda imaginário, no sentido que liga o presente do indivíduo ao fundamento de passado primordial de ...
Já o nacionalismo apresenta uma definição política sobretudo da preservação da nação enquanto entidade, por vezes na defesa de território delineado por fronteiras terrestres, mas, acima de tudo nos campos linguístico, cultural, etc., contra processos de destruição identitária ou transformação.
O nacionalismo é baseado em uma ideologia e movimento político, caracterizados pela consciência da nação no qual expressam crenças na existência de certas características comuns em uma comunidade, alem de desejar construí-la politicamente. o conceito surgiu a partir da Revolução Francesa, durante a Assembleia dos ...
Nacionalismo extremado surge em período de grave crises internacional . O exemplo da Alemanha e da Itália , por exemplo , é clássico : a primeira ,mais que a segunda , sofreu duras sanções após a primeira guerra mundial .
O discurso nacionalista foi utilizado politicamente como estímulo à participação popular na I Guerra Mundial. ... Criado como identidade de povos durante o século XIX, o nacionalismo foi utilizado como forma de persuasão das massas populares para os desejos expansionistas dos governantes de Impérios e demais países.