Nesse intervalo o sistema educacional brasileiro passou por relevantes mudanças, como por exemplo, a criação da Coordenação do Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior, em 1951, do Conselho Federal de Educação, em 1961, expansão do ensino primário e superior, a criação de campanhas de alfabetização de adultos e ...
“A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. ... Em outras palavras estudamos o passado para entender o presente e o passado em si mesmo, pois podemos compará-los, mas não julgá-los.
A educação me ajuda a desenvolver nas áreas sociais, econômicas e culturais. E logo, influencia também, no desenvolvimento da sociedade. a educação não é preparação para a vida; educação é a própria vida. ... Pois quem não é educado vive na ilusão de que ser arrogante é ter liberdade.
A importância da educação na vida de uma pessoa se reflete nos mais diferentes âmbitos: em sua capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.
Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro. ...
A educação integral se refere à dimensão qualitativa da educação e não apenas à quantidade do tempo na escola. O objetivo maior da educação integral é a formação para a autonomia, entendida como o empoderamento dos estudantes para fazer escolhas fundamentadas em seus projetos de vida.
Por que a qualidade da educação no Brasil é tão ruim? ... Atualmente, o Brasil investe cerca de 6% do PIB no setor. Ao analisar o cenário, outro diagnóstico salta aos olhos: a falta de investimento em outras áreas, como o próprio saneamento básico, também afeta a o ensino no Brasil.
Principais problemas da educação no Brasil - Muitas faculdades e universidades não preparam o professor para a realidade da sala de aula. - Baixa remuneração paga aos professores de Ensino Básico, principalmente da educação pública. Falta de um sistema que beneficie os profissionais mais eficientes.
Apesar de avanços recentes, educação brasileira ainda peca na qualidade e impede o crescimento da produtividade e da competitividade do país. ... No Brasil, problemas como a imensa desigualdade social e a alta concentração de renda tornam o investimento em educação ainda mais imprescindível.
O Brasil ficou em 1º lugar em relação ao número proporcional de alunos na escola e ao PIB destinado à educação. Mas ficou na 55ª posição, entre 61 países, em relação à qualidade do ensino. ... Segundo a Unicef, 98% das crianças brasileiras estão na escola. Israel ficou em 2º neste quesito.
O afeto, o interesse, o amor pela leitura, o gosto de aprender e a ausência de medo são ingredientes indispensáveis para uma educação de qualidade em qualquer idade. Avançar na direção de uma educação de qualidade implica, justamente, que a cidadania se informe melhor a fim de saber por que e como reivindicá-la.
Enfim, o que determina uma escola de qualidade? ... Libâneo (apud TEIXEIRA; SCHWANTES, 2011) afirma que a escola bem organizada é aquela que garante condições pedagógicas e operacionais para que os professores desempenhem um bom trabalho a ponto de promover uma aprendizagem satisfatória a todos os alunos.
Uma educação transformadora tem a proposta de ir além desse sistema. A educação transformadora realça as complexidades do processo de ensino-aprendizagem, ao considerar fatores como a realidade do aluno e o contexto de vida social, cultural e político.