crossorigin="anonymous">
As descobertas da estrutura e da função do DNA e da síntese protéica foram os primeiros passos para o isolamento e, conseqüentemente, uma análise mais detalhada dos genes.
Esse foi o processo utilizado na clonagem da ovelha Dolly. A clonagem de DNA consiste na criação de inúmeras cópias de um mesmo gene. Nesse processo, um fragmento de DNA de um organismo doador é transferido para um vetor, que pode ser, por exemplo, um vírus, um cromossomo artificial de uma bactéria ou fungo.
Aplicações da Tecnologia do DNA Recombinante
b) A tecnologia do DNA recombinante permite a inserção de genes (DNA) em organismos de espécies diferentes. Os organismos que recebem o DNA recombinante são chamados transgênicos. c) Insulina, e antibióticos são exemplos de substâncias produzidas pela tecnologia do DNA recombinante.
A seguir o plasmídio clivado é misturado com os fragmentos de DNA (contendo o gene) e uma enzima chamada ligase “cola” os fragmentos ao plasmídio, produzindo o chamado DNA recombinante. Isso feito, o DNA recombinante é introduzido em uma bactéria hospedeira.
A terapia gênica utiliza técnicas de DNA recombinante para substituir ou manipular genes com problemas. A introdução de um gene sadio irá corrigir uma informação que está errada ou ausente do DNA de um indivíduo, o que pode levar a cura da doença ou alívio dos seus sintomas.
A clonagem molecular é uma técnica da engenharia genética conhecida também por DNA recombinante, clonagem gênica ou manipulação gênica. Essa tecnologia permite pegar um “pedaço” do DNA e combiná-lo com outro, produzindo muitas cópias de diferentes combinações genéticas.
A clonagem molecular é o processo de construção de moléculas de DNA recombinante e da sua propagação em hospedeiros apropriados que possibilitam a selecção do DNA recombinante. Esta tecnologia permite estudar os genes e os seus produtos, obter organismos transgénicos e realizar terapia génica.
A clonagem molecular é o processo de construção de DNA recombinante e da sua propagação em hospedeiros apropriados que possibilitam a seleção do DNA recombinante.
As chamadas enzimas de restrição "cortam" esse trecho de DNA a ser replicado, isolando-o. Após esse isolamento, esse fragmento de DNA é introduzido em organismos vetores, os quais podem ser vírus ou bactérias.
Resposta. Resposta: As bactérias servem como mini "fábricas," produzindo grandes quantidades de proteína. Por exemplo, se nosso plasmídeo continha o gene da insulina humana, as bactérias começariam a transcrição do gene e a tradução do RNAm para produzir muitas moléculas da proteína insulina humana.
Para que haja a identificação de uma pessoa através de seu DNA são utilizadas sondas capazes de detectar sequências do DNA humano.