A diferença entre o roteamento estático e o dinâmico é que as rotas estáticas são inseridas manualmente na tabela de roteamento pelos administradores de rede. Já o roteamento dinâmico utiliza protocolos de roteamentos que ajustam automaticamente as rotas.
O que é roteamento O roteamento é a forma mais importante, utilizada na internet, para a entrega de pacotes de dados entre hosts (equipamentos de rede de uma forma geral, incluindo computadores, roteadores etc). ... A determinação e escolha dessa rota é o que foi nomeado como roteamento.
Existem duas atividades que são básicas para um roteador: ... Determinação das melhores rotas - Determinar a melhor rota é definir por qual enlace uma determinada mensagem deve ser enviada para chegar ao seu destino de forma segura e eficiente.
A finalidade do roteamento é escolher o pacote com menor quantidade de dados para ele possa chegar ao seu destino.
O roteamento IP consiste em decidir para onde enviar um datagrama baseando-se no endereço IP destino contido no datagrama. Para entender o roteamento IP deve-se lembrar que a Internet é composta de múltiplas redes físicas interconetadas por computadores chamados Gateways.
Tipos de Roteamento
O RIP emite mensagens de atualização das suas rotas (Tabelas de Roteamento) em intervalos regulares (a cada 30 segundos) e quando a topologia da rede mudar. Quando um roteador recebe uma atualização do roteamento que inclua mudanças a uma entrada, atualiza sua tabela de roteamento para refletir a rota nova.
c) Métrica O RIP utiliza uma única métrica para roteamento (a contagem de saltos, ou hops) para medir a distância entre a rede de origem e a de destino. A cada hop no caminho entre a origem e o destino é atribuído um valor, tipicamente 1.
O protocolo funciona à base do algoritmo Vetor-Distância, também conhecido como algoritmo de roteamento de Bellman-Ford distribuído e algoritmo de Ford-Fulkerson, que receberam o nome dos pesquisadores que os desenvolveram (Bellman, 1957; Ford e Fulkerson, 1962).
O OSPF é um IGP (protocolo de gateway interno), enquanto o BGP é o único EGP (protocolo de gateway externo) atualmente. Se você estiver executando um roteamento interno, ou seja, dentro de um site, empresa ou campus, desejará usar o OSPF.
A métrica do OSPF é chamada de custo. Da RFC 2328: “Um custo está associado com o lado de saída de cada interface do roteador. Este custo é configurável pelo administrador do sistema. Quanto menor o custo, mais provável será o uso da interface para encaminhar o tráfego de dados.”
A segunda, é um protocolo baseado no algoritmo SPF, também chamado de algoritmo de Dijkstra, nome de seu criador. OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica.
O BGP é um protocolo de conversa e tem como função principal a troca de informações de roteamento. Assim, quando um novo roteador se conecta a uma rede, os roteadores da rede conversam entre si e atualizam suas tabelas de rotas.
Para que você possa instalar o protocolo RIP e utilizar um servidor com o Windows Server 2003 como roteador, o primeiro passo é habilitar o serviço RRAS. Lembrando o que foi colocado no Capítulo 19, o serviço RRAS é automaticamente instalado, quando o Windows Server 2003 é instalado.
Tipos de Protocolos de Roteamento IP Dinâmicos IGP: Interior Gateway Protocol ou. EGP: Exterior Gateway Protocol.
Nesta parte do tutorial de TCP/IP, iniciarei a apresentação dos protocolos de roteamento dinâmico, sendo que iremos concentrar nossos estudos, nos dois principais protocolos: RIP – Routing Internet Protocol. OSPF – Open Shorted Path First.
O EIGRP (Enhanced Interior Gateway Routing Protocol) é um protocolo avançado de roteamento por vetor da distância, desenvolvido primeiramente como um protocolo proprietário da Cisco.
Os protocolos de roteamento do vetor de distância incluem RIP, IGRP e EIGRP. O protocolo de informações de roteamento (RIP, Routing Information Protocol) foi especificado originalmente em RFC 1058. Suas principais características são: A métrica usada para a seleção de caminhos é a contagem de saltos.
OSPF