Receber e organizar os pedidos de compras de diversas áreas da empresa, seja da produção, vendas, manutenção ou para suprimentos. Fazer cotações e orçamentos e submeter àqueles que fizeram os pedidos de compra. Negociar com os fornecedores em busca de melhores preços, prazos de entrega e condições de pagamento.
Podemos definir como departamento de compras o setor responsável por adquirir materiais e mercadorias junto aos fornecedores de forma sistematizada. Com isso é possível viabilizar e dar mais agilidade para a entrega de produtos ou serviços que a empresa oferece.
O setor de compras é responsável por manter a empresa em pleno funcionamento. Se falarmos da rotina de uma indústria, por exemplo, é preciso considerar que a área será a responsável por abastecer a linha de produção com insumos, peças ou componentes que comporão o seu produto final.
Como melhorar os processos de compras na sua empresa
Veja as dicas para reduzir custos no setor de compras a partir de agora:
Como aumentar a eficiência na gestão de compras?
Analise as vendas da empresa Ter um bom controle das vendas realizadas e manter os dados atualizados é fundamental para aumentar a eficiência da gestão de compras. Logo, é possível identificar os produtos de maior giro, os materiais oferecidos e saber quais mercadorias são vendidas em determinado período de tempo.
9 dicas de como melhorar a entrega de produtos na sua empresa
Um WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, como é conhecido em português, é um sistema de logística que tem como objetivo gerenciar todos os processos logísticos e as operações que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição.
Quais os principais sistemas de gerenciamento de logística?
O gerenciamento logístico engloba todo o planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque de semi-acabados, acabados e do fluxo e de seu respectivo fluxo de informações, do ponto de origem ao ponto de consumo.
A logística é a central operacional da sua empresa, responsável por toda a movimentação, armazenamento, transporte e entrega. Sua função é garantir que os produtos ou serviços passem por todas as etapas necessárias dentro da organização e cheguem até o cliente no prazo e condições ideais.
Suas responsabilidades estão ligadas ao suporte à gestão de estoques, atendimento aos clientes, a execução de procedimentos de armazenagem e transporte. O acompanhamento e controle da produção também são atribuições de um técnico em Logística.
O profissional de logística, gerencia pessoas para que o processo logístico funcione da melhor maneira e, além disso, determina algumas ações básicas. Por exemplo, é ele quem controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo.