Diversos objetos e sistemas utilizam o efeito fotoelétrico, por exemplo: as televisões (de LCD e plasma) os painéis solares. as reconstituições de sons nas películas de um cinematógrafo.
Existe uma freqüência de corte para a radiação eletromagnética, abaixo da qual não ocorre efeito fotoelétrico. ... No entanto se a freqüência da radiação for tal que a energia dos fótons seja menor do que e , nenhum elétron terá energia suficiente para escapar do metal, ou seja, a freqüência de corte é 0 e h/ .
O efeito fotoelétrico ocorre quando uma placa metálica é exposta a uma radiação eletromagnética de frequência alta, por exemplo, um feixe de luz, e este arranca elétrons da placa metálica. ... Placa metálica incidida por luz e perdendo elétrons devido o efeito fotoelétrico.
O efeito fotoelétrico acontece quando os fótons que incidem sobre um material apresentam certa energia capaz de arrancar os elétrons desse material. Cada material necessita de uma quantidade específica de energia para ter seus elétrons ejetados, essa quantidade de energia é chamada de função trabalho.
Ele pode ser observado quando a luz incide numa placa de metal, arrancando elétrons da placa. Os elétrons ejetados são denominados fotoelétrons. ... Em vez disso, os elétrons são desalojados apenas pelo impacto dos fótons quando esses fótons atingem ou excedem uma frequência limite (energia).
ELÉTRON-VOLT (eV) A relação se dá pela equação de Albert Einstein em que a energia é igual à massa vezes a velocidade da luz ao quadrado.
Por exemplo, a luz vermelha (que, como você já sabe, possui uma baixa freqüência (υ)) não consegue arrancar elétrons da superfície de alguns metais, que quando iluminados por luz ultravioleta (que possui alta freqüência (υ)) não só ejetavam elétrons, como também fornecia a eles uma velocidade maior.
E a primeira coisa que nós vamos fazer é determinar a energia cinética deste elétron. E a energia cinética do elétron vai ser igual à metade da massa do elétron vezes a velocidade do elétron elevada ao quadrado (1/2 vezes m vezes v²).
A velocidade de deriva dos elétrons é muito pequena, comparada com a velocidade de oscilação, da ordem de 1 m / h ! Os bons condutores são aqueles que possuem muitos elétrons livres. ∆Q é o número de portadores de carga, em um dado volume de controle, vezes a carga de cada um dos portadores (q).