O metabolismo secundário caracteriza-se pela biossíntese de micromoléculas com diversidade e complexidade estrutural, produção em pequena escala, distribuição restrita e especificidade, tendo papel adaptativo ao meio, defesa contra herbívoros e microrganismos, proteção contra raios UV, atração de polinizadores, atração ...
Os metabólitos têm importantes funções ecológicas nas plantas: 1-Protegem as plantas contra herbívoros e patógenos; 2-Servem como atrativos (aroma, cor, sabor) para polinizadores; 3-Funcionam como agentes de competição entre plantas e de simbiose entre plantas e microrganismos (TAIZ; ZEIGER, 2006).
Os produtos secundários aumentam a probabilidade de sobrevivência de uma espécie, pois são responsáveis por diversas atividades biológicas com este fim como, por exemplo, podem atuar como antibióticos, antifúngicos e antivirais para proteger as plantas dos patógenos, e também apresentando atividades antigerminativas ou ...
A farmacognosia envolve o conhecimento botânico para classificar e nomear a planta e para compreender seu teste padrão genético e seu cultivo. O conhecimento químico é igualmente importante neste campo para isolar, identificar, e quantitativa avaliar os compostos bioactive nas fontes da planta.
Desse modo, produtos secundários possuem um papel contra a herbivoria, ataque de patógenos, competição entre plantas e atração de organismos benéficos como polinizadores, dispersores de semente e microorganismos simbiontes.
Processos Metabólicos Secundários: As Vias Metabólicas do Acetato, Mevalonato e Chiquimato; Biossíntese Mista. pentoses, Ciclo do ácido cítrico, cadeia de transporte de elétrons e síntese de ATP.
O metabolismo primário fornece as substâncias envolvidas nas funções básicas essenciais da vida celular - respiração e biossíntese de aminoácidos e outras substâncias necessárias para a vida da célula.
Na fotossíntese, os organismos autotróficos, como as plantas e o fitoplâncton, utilizam o gás carbônico e água para produzir glicose e gás oxigênio, na presença de luz solar. Assim, nesse processo a energia solar é convertida em energia química, que fica armazenada nas moléculas de glicose.
Os animais são organismos heterotróficos, isto é, que precisam obter a energia e os materiais de que necessitam a partir de compostos orgânicos de origem exterior. Essa etapa é aeróbica e nela se produzem sucessivas desidrogenações (perdas de átomos de hidrogênio) em alguns dos compostos. ...
Os seres endotérmicos usam o calor metabólico para manter uma temperatura corporal estável, enquanto ectotérmicos não o fazem. A taxa de metabolismo "padrão" de um animal é medida como a taxa metabólica basal (TMB) para um endotérmico ou como a taxa metabólica padrão (TMP) para um ectotérmico.