26 de março de 2009
O cata-vento, ou veleta, é um dispositivo que aproveita a energia dos ventos (energia eólica). Chamam-se também cata-vento os simples indicadores de direção do vento, como setas que giram sobre um eixo vertical.
O Museu Catavento é dividido em 4 grandes áreas, distribuídas pelos 3 andares do museu: Universo, Vida, Engenho, Sociedade. Logo na entrada tem a parte do Universo. Fala da Astronomia, mostra a lua, as estrelas, o sistema solar, o homem quando chegou à Lua, as galáxias.
O sistema de cata-ventos é composto por um conjunto de pás, de eixo horizontal, que aciona a bomba e por uma torre. O sistema possuem a tubulação, por onde passará a água, um reservatório. O cata-ventos, utiliza a disponibilidade de vento diária, bem como sua velocidade média, a altura de elevação .
Oficina EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS Nesta oficina os participantes poderão montar seus próprios experimentos e entender sua dinâmica de funcionamento. Entre os experimentos apresentados: Catavento, sapo equilibrista, telefone com fio, ludião, relógio de sol e outros.
A turbina aciona quatro compressores. Quando o ar é forçado através dos permutadores de calor e resfriado, a água contida no ar se condensa e as gotas que se formam são coletadas pelos tanques. Em seguida, a água é mineralizada e pode ser utilizada para consumo humano ou para agricultura.
Na turbina eólica, o vento movimenta as pás e faz girar o rotor, que transmite a rotação ao gerador, que, por sua vez, converte essa energia mecânica em energia elétrica. Veja o infográfico abaixo e entenda o funcionamento do aerogerador: Pás: captam o vento, convertendo sua potência ao centro do rotor.
Em vez de usar eletricidade para fazer ventar, como um ventilador, as turbinas eólicas usam o vento para produzir eletricidade. O vento gira as pás, que giram um eixo, que se liga a um gerador, produzindo eletricidade. O gerador são basicamente dois ímãs que, ao girar um sobre outro, produzem carga elétrica.
A força do primeiro movimenta as pás do segundo, girando o rotor no interior da nacele. Através do multiplicador, a energia mecânica chega ao gerador, que finaliza o processo e a converte em energia elétrica. Os cabos de força transportam essa energia do topo da torre à Rede de Média Tensão, no solo.
Resposta. Resposta: a energia eólica é aquela gerada pelo vento. ... Cada aerogerador contém um cata-vento e um gerador. Impulsionadas pelo vento, as pás do cata-vento giram e transferem a energia do vento para um gerador que a transforma em energia elétrica.
A energia elétrica pode ser produzida de várias formas: usinas hidroelétricas, usinas termoelétricas a gás natural ou carvão mineral, usinas de cogeração com bagaço de cana, usinas nucleares, usinas eólicas, usinas fotovoltáicas entre outras.
A geração de energia elétrica no mundo é baseada, principalmente, em combustíveis fósseis como carvão, óleo e gás natural, em termelétricas. ... A matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável do que a energética, isso porque grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas.