O apud significa “citado por”. O termo é usado na seguinte situação: você escolheu um texto, do autor “X”, para compor a bibliografia do seu TCC. Na obra do autor “X”, há a citação de um trecho da obra do autor “Y”, que vai ser útil para a construção do seu argumento.
Sempre que você for fazer uma citação de citação, basta acrescentar “apud” no começo ou final da citação, indicando o autor responsável por ela, e o outro que a citou.
Na lista de referências, ao final do trabalho, deverá aparecer somente a referência completa do documento consultado, não mais aparecendo o autor da citação indicada por apud. Recomenda-se inserir, em nota de rodapé, a referência completa da obra citada pelo autor.
Veja como utilizar:
Onde seria o “nome do autor” usa-se a jurisdição da lei;
As notas de rodapé são uma alternativa para citações diretas e indiretas no texto. O modelo escolhido deve ser utilizado até o fim do trabalho. Não poderá ser usado o modelo de citação no texto, junto com as notas, referenciais, de rodapé.
Fazer referência à mesma nota de rodapé mais de uma vez Na lista tipo de referência, clique em nota de rodapé. Na lista Inserir referência a, clique em número de nota de rodapé. Na lista Inserir referência a, clique em número de nota de rodapé (formatado).
Assim, e para sintetizar, idem, significa «do mesmo autor» e ibidem «da mesma obra».
Quando existirem vários trabalhos de um mesmo autor, publicados em datas diferentes, cita-se o sobrenome do autor, seguido das datas entre parênteses sem espaçamento.
Ibidem (abreviado, ibid.) é um vocábulo de origem latina, com significado de "no mesmo lugar". É usado nas citações de um texto para referir uma fonte repetida, na nota subsequente, da mesma obra (consequentemente, do mesmo autor) e variando as páginas.
O Idem (ou id) é usado para substituir o nome do autor quando se trata de citação de diferentes obras, mas escritas pela mesma pessoa. Já o Ibidem (ou Ibid) é empregado para substituir as informações bibliográficas da citação anterior, pois se trata da mesma obra e o único elemento que varia é a página.
Citação de mais de dois autores Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col." (abreviatura de "e colaboradores") ou "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros").
Por mencionar uma obra já citada no trabalho, essa mesma menção também determina que o autor da nova citação também é o mesmo da citação anterior. Esse tipo de menção ocorre comumente ao final da página nas notas de rodapé, onde é possível conferir várias obras, publicações, autores, entre outras informações.
As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espaçamento, conforme a lista de referências.
3.
Citações devem sempre aparecer entre aspas. Se você não usar aspas, poderá ser acusado de plágio. A citação só precisa começar com letra maiúscula se ela for o início de uma frase ou se a primeira palavra da citação for um nome próprio, como o nome de uma pessoa ou lugar.
A citação direta longa, quando tiver mais de três linhas, deve ser destacada com um espaçamento duplo com relação ao corpo do texto, sem aspas, com fonte menor que 12, espaçamento entre as linhas de 1 cm e recuo de 4cm a esquerda.
Citação com mais de três linhas As transcrições de texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com caractere menor que o do texto, sem aspas e com espaçamento simples entre linhas.
Há dois tipos de citação direta: curta (até 3 linhas);...Deve constituir um parágrafo distinto;
Caso a citação direta seja maior do que três linhas, será preciso fazer um recuo à esquerda de 4 cm, com espaçamento simples e fonte tamanho 10. Entre o texto e a citação, deverá ser utilizado 1 espaço de 1,5 cm.