Quais são os componentes do equipamento de raio-X? Dos mais simples aos utilizados em fluoroscopia, os aparelhos de raio-X contam com alguns componentes para funcionar. Os principais são o tubo de raios X, o transformador de alta tensão, o colimador e a carcaça protetora.
Confira na lista abaixo os tipos de raio x:
Conheça as oito modalidades para auxiliar diagnósticos:
tubo de Coolidge
A ampola, que pode ser de vidro (Pyrex) ou metal, tem seu interior mantido em vácuo e possui dois eletrodos: um catodo e um anodo. No catodo há um filamento que quando atravessado por uma corrente elétrica gera calor. Uma vez aquecido, o filamento emite elétrons pelo efeito termoiônico.
Consiste em um tubo de vidro a vácuo com dois eletrodos de tungstênio (diodo), um ânodo (polo positivo) e um cátodo (polo negativo). O cátodo consiste em um filamento de tungstênio muito fino que esquenta com a passagem de corrente elétrica de alta voltagem.
> Composição e densidade da área anatômica; > Idade; > Patologia; > Sistema de imobilização (quando presente);
O filme radiográfico compreende quatro componentes básicos: Uma base plástica, feita de acetato de celulose claro e transparente que atua como um suporte para a emulsão, mas não influi na imagem final. ... Uma camada protetora de gelatina transparente para proteger a emulsão de acidentes mecânicos.
A radiografia entrega ao dentista informações que não são visualizadas no exame clínico. ... Os filmes para radiografia odontológica, quando de qualidade e utilizados da forma correta, possibilitam imagens nítidas e fiéis para guiar o dentista a um diagnóstico preciso.
ÉCRANS COMPOSIÇÃO: Base: de cartolina ou poliéster. Serve como suporte para o material fluorescente; Camada fluorescente: formada por sais metálicos fluorescentes. Tem função de converter a radiação X em energia luminosa; Camada refletora (opcional): de TiO2 ou MgO2, colocada entre a base e a camada fluorescente.
Écrans intensificadores, também chamados de écran reforçadores, têm função de intensificar ou reforçar a ação dos raios-x sobre a película radiográfica e se dividem em normais, rápidos e ultra-rápidos. Os normais intensificam a ação dos raios-x em 10%, os médios em 20%, os rápidos em 40% e os ultra-rápidos em 60%.
Significado de Écran substantivo masculino Superfície plana, normalmente branca, sobre a qual imagens são projetadas.
O écran é uma placa flexível, composta por uma base e duas ou três camadas. Base => Serve apenas como base do material fluorecente e é constituida de cartolina ou poliéster. Camada Fluorecente => É flexível e consiste em uma camada de cristais de um composto fluorecente.
A tela intensificadora é utilizada antes do detector de radiação com o objetivo de capturar raios X que passam pelo corpo do paciente e pela grade, e convertê-los em grande quantidade de luz, que será direcionada ao detector. A vantagem da utilização da tela é reduzir a exposição do paciente à radiação.
Sabendo que os filmes radiológicos são pouco sensíveis aos exames de raio-x, o chassi radiográfico serve para auxiliar a intensificar, com duas ou mais telas, os raios-x em luz. ... Por esse motivo é tão importante proteger os filmes antes e após o exame.
O passa-chassis para câmara escura é utilizado para facilitar processo de trabalho do técnico pois é instalado na parede entre a câmara escura e a sala de exames de raios-x .
As telas intensificadoras, ou écrans, são compostas por fósforo, material que emite luz visível ou ultravioleta em resposta a sua estimulação pelos fótons de raios X, processo denominado florescência.
No caso da radiografia digital, o receptor da imagem é um equipamento especializado, formado por detectores digitais sensíveis aos raios X, que podem capturar a imagem diretamente, sem o uso de chassis.
Desta forma, estes cristais são quimicamente alterados, e o conjunto deles constitui achamada imagem latente, que é invisível. As alterações produzidas pelos fótons de raios x (ou luz)tornam os cristais sensíveis a ação química do processo de revelação, que converte a imagemlatente em uma imagem visível ou manifesta.
O feixe de raios X, transmitido através do paciente, impressiona o filme radiográfico, o qual, uma vez revelado, proporciona uma imagem que permite distinguir estruturas e tecidos com propriedades diferenciadas. ... Nos ossos, a radiografia acusa fraturas, tumores, distúrbios de crescimento e postura.
Ao contrário da tomografia, o exame de radiografia produz uma imagem em duas dimensões, e não em 3D, permitindo uma visão simples, porém eficiente, da região a ser avaliada.
Também chamado de radiografia, o raio-x é um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos. É o teste mais antigo dessa categoria, descoberto em 1895 por acaso, em um laboratório de física na Alemanha.
A radiologia é a especialidade médica que, como o nome diz, utiliza radiações para realizar diagnósticos e até mesmo o tratamento de algumas doenças. O médico desta área é o radiologista que, após formado em medicina, ainda realiza residência médica nesta especialidade, com duração de 3 a 6 anos.
Salário de um tecnólogo em radiologia por especialidade