As transversinas servem para travamento das longarinas, contribuem para aumento de rigidez do conjunto e aliviam as cargas sobre as longarinas, recebendo os carregamentos da laje. As transversinas têm a função de levar os esforços do tabuleiro para os aparelhos de apoio, servem para amortecimento da carga dinâmica.
substantivo feminino Viga lateral colocada em conformidade com a largura da estrutura por ela sustentada. Etimologia (origem da palavra transversina).
As transversinas são vigas transversais e em pontes com viga caixão, de acordo com Leonhardt (1979), só são utilizadas nos apoios, pois cada vez mais fica provado que esses elementos se tornam desnecessários para um maior enrijecimento e ma- nutenção da forma transversal.
Esconsidade é o complemento do ângulo formado pelo eixo longitudinal da ponte e o eixo do encontro. Em função desse ângulo, pode-se dividir as pontes em retas ortogonais (quando esse ângulo é 0°) e esconsas (quando esse ângulo é diferente de 0°).
4)Quais ações devem ser consideradas ao projetar pontes? R-São: AÇÕES PERMANENTES: Peso próprio incluindo elementos estruturais e construtivos, empuxo de terra e de líquidos, força de protensão, além de deformações.
Estruturas de pontes que todo engenheiro precisa conhecer
Linha de influência de um efeito elástico E em uma dada seção S é a representação gráfica ou analítica do valor deste efeito, naquela seção S, produzido por uma carga concentrada unitária, de cima para baixo, que percorre a estrutura.
Conjunto de elementos estruturais, geralmente localizados na porção superior de uma ponte, que são responsáveis pelo transporte horizontal das cargas e sua transmissão à mesoestrutura, absorvendo diretamente os esforços resultantes do tráfego rodoviário, ferroviário, cicloviário ou pedonal.
A mesoestrutura da ponte é o componente que engloba todos elementos nos quais a superestrutura se apoia. A função da mesoestrutura é a de TRANSMITIR AS CARGAS DA SUPERESTRUTURA, e a sua própria carga, às FUNDAÇÕES, diretas ou profundas. Há dois elementos básicos na mesoestrutura: encontros e pilares.
Pontilhões é o plural de pontilhão. O mesmo que: pontes.
O tabuleiro é um elemento estrutural de sua superestrutura, pode ser construído de concreto, aço, grade aberta ou madeira. ... Um tabuleiro de ponte suspenso será suspenso dos principais elementos estruturais em uma ponte suspensa ou em arco.
A ponte pênsil é um tipo de ponte suspensa, que é sustentada por sistema de cabos e mastros. Na ponte pênsil os cabos principais partem de um mastro a outro formando uma parábola. Dos cabos principais partem os cabos de sustentação da plataforma, que são verticais e espaçados igualmente.
As pontes podem ser definidas como obras-de-arte destinadas à transposição de obstáculos naturais ou não, visando à locomoção de veículos diversos e pedestres com segurança e conforto.
A NBR 7188 – Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas, define que as pontes são sujeitas a cargas de posicionamento variável, denominadas cargas móveis (ABNT,2013).
Por serem estruturas contínuas, estas pontes sofrem alongamento e contração significativos devidos às variações de temperatura ao longo de sua vida útil, induzindo grandes deslocamentos horizontais ao sistema formado pelo aterro de aproximação, os encontros e também pelas estacas que suportam o conjunto.
Quais são os Aparelhos de Apoio classificados como fixos? São os que permitem apenas o deslocamento horizontal São os que permitem apenas o deslocamento vertical São os que permitem apenas a rotação.
Qual a característica de um Aparelho de Apoio com ligação Monolítica? Não permite cargas elevadas Não permite qualquer movimentação entre a Mesoestrutura e a Infraestrutura da Ponte. ... Explicação: Uma ligação Monolítica não permite qualquer movimentação entre a Superestrutura e a Mesoestrutura da Ponte.
Aparelhos de apoio são elementos fundamentais à movimentação natural existente em algumas estruturas. São necessários para atender às condições de estabilidade e movimentação previstas em projetos ao longo de toda a vida útil destas estruturas.
Pontes e viadutos têm um dispositivo fundamental em suas estruturas: o aparelho de apoio, que faz a vinculação entre elementos como vigas e pilares, permitindo sua movimentação natural.
As juntas de dilatação podem ser aplicadas nas seguintes situações: Construção civil (horizontais e verticais); Em pontes (juntas abertas, enterradas, asfaltos, compressão, placas metálicas, dentada);
Como aplicar a junta de dilatação no piso?
Junta deslizante Neste tipo de junta, são suportadas movimentações de até 100 mm. A estrutura é composta por duas placas de metal, que deslizam uma sobre a outra. Cada uma das placas é presa a uma das extremidades da junta.
Passo a passo para o tratamento de junta de dilatação
As juntas de dilatação são componentes construtivos essenciais para garantir a integridade e a durabilidade de pontes e viadutos. Essas estruturas estão constantemente submetidas a cargas móveis resultantes do tráfego de veículos, que fazem com que elas se movimentem.
Dilatação Linear é o aumento de volume que acontece em apenas uma dimensão, no seu comprimento. É um processo exclusivo dos materiais sólidos submetidos a aquecimento térmico. Um exemplo simples de ocorrência de dilatação térmica pode ser observado nos trilhos de trem.