O período conhecido como República Velha durou de 1889 até 1930. Historicamente, este período é chamado de República Velha em contraposição ao período pós-revolução de 1930, que é visto como um marco na história da República, uma vez que provocou grandes transformações no Estado brasileiro.
As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc. As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
Na Primeira República, os dois movimentos messiânicos mais conhecidos ocorreram em Canudos (na Bahia) e no Contestado (área entre Santa Catarina e Paraná).
No Brasil, os movimentos messiânicos foram marcados pelo sebastianismo português, com comunidades comandadas por líderes religiosos messiânicos. ... O movimento começou a se espalhar pelo país e o governo brasileiro massacrou a comunidade na Guerra de Canudos, destruindo-a em 1897.
Esse movimento foi idealizado para combater os latifúndios improdutivos, secas cíclicas, desempregos e a grave crise econômica e social na qual o Nordeste estava sofrendo.
Resposta. somente foi possível devido a algumas condições objetivas como a concentração fundiária, a miséria dos camponeses e a prática do coronelismo, e por condições subjetivas como a forte religiosidade popular e a ignorância.
Temos que Canudos pode ser considerada, portanto, um movimento messiânico, dado que ela se caracterizou pela liderança de Antônio Conselheiro, que era tido, por seus seguidores, como um ser com ligações divinas, podendo ser entendido até mesmo como uma nova encarnação de Jesus.
O Messianismo político é a crença de que uma determinada figura histórica, como João Conselheiro ou o Monge João Maria, seriam iluminadas por Deus, de modo que toda uma ordem social, política e econômica se organiza ao redor destas figuras.
Eis os principais movimentos sociais durante a República: