As obras de Emilia - Psicogênese da Língua Escrita é a mais importante - não apresentam nenhum método pedagógico, mas revelam os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
A principal contribuição da psicogênese é essa – de conseguirmos ler como o sujeito pensa que se estrutura o sistema alfabético – e, dentro dessa leitura, ver as várias interpretações que esses alunos dão; além disso, é preciso que o professor saiba ressignificar a teoria de Ferreiro.
Pergunta 3 Por que o uso da Cartilha foi totalmente descartado na Psicogênese da Língua Escrita? Incorreta (A) Porque eram métodos ... ... As fases iniciais da Psicogênese da língua escrita dão-se: pelo desenvolvimento da leitura pela evolução da escrita.
E as cartilhas? Esse tipo de material também é fundamental no processo da alfabetização. Afinal, é possível observar muitos elementos que impulsionam o conhecimento dos alunos. Para se ter uma ideia, as cartilhas podem ser divididas em três grupos.
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”.
No processo de alfabetização, a leitura precede a escrita. Na verdade, a escrita nem precisa ser ensinada se a pessoa souber ler. ... Por outro lado, se uma pessoa não souber ler, o ato de escrever será simples cópia, sem significado. (Cagliari, 1994, apud Massini-Cagliari, 1994, p.
O pensamento pedagógico de Ana Teberosky é centrado no construtivismo, nesse sentido, a sua ênfase é sempre os processos psicológicos sobre a apropriação da lecto-escrita, eixos indispensáveis para se compreender e favorecer as intervenções e acompanhamento do desenvolvimento da criança nesse âmbito.
Ana Teberosky fala sobre alfabetização em entrevista a revista de educação. A aquisição das habilidades de leitura e escrita pelas crianças depende de vários fatores, mas a relação que elas estabelecem desde cedo com a cultura escrita é um dos fatores determinantes no processo de aprendizagem.
Argentina
Buenos Aires, Argentina
Quais das afirmativas abaixo estão de acordo com as teorias de Ana Teberosky? I- A prática da leitura pode incluir atividades compartilhadas, nas quais o adulto assume a função de agente mediador entre o texto e a criança que ainda não é leitora.
5 de maio de 1937 (idade 83 anos)
9 de agosto de 1896