Não é adequado usar secador de cabelo ou toalha para secar a ave. Deixe o pássaro se secar ao ar livre, se possível no sol, por alguns minutos. ... O banho pode ser dado de 1 a 2 vezes por semana, mas lembre-se de sempre retirar a banheira logo em seguida para não correr o risco de o pássaro beber a água suja.
As principais maneiras de dar banho em calopsita são: Vasilha com água: essa é uma forma simples e eficaz. Basta deixar uma vasilha rasa, com 1 ou 2 dedos de água próxima de sua ave. Sempre que tiver vontade, ela irá se aproximar e tomar banho de forma independente.
Produtos em aerossol como perfume, desodorante e spray de cabelo também podem causar problemas respiratórios nas aves, e não devem ser utilizados próximos a elas. Qualquer tipo de aquecedor utilizado de maneira inadequada e sem ventilação pode ser fatal aos pássaros.
Caso a dieta contiver níveis inadequados de certos componentes alimentares essenciais à muda, tais como arginina, riboflavina, niacina ou selênio, poderá causar stress na plumagem. As raízes das penas vão-se ressentir e ao fim de algumas semanas a sua antes tão linda Calopsita estará se auto-depenando.
Faça um ninho substituto. Caso não consiga localizar ou chegar até o ninho, é preciso improvisar um para proteger o passarinho até que ele seja encontrado pelos pais. Use um pote limpo de margarina, uma caixa de morango ou outro recipiente similar. Faça furos no fundo para que tenha uma drenagem correta.
Nunca ofereça misturas caseiras à base de fubá, que são muito pobres em nutrientes. Em vez disso, prefira papinhas prontas indicadas para a espécie do filhote; ... Embora a temperatura ideal varie de espécie para espécie, a papinha normalmente deve ser oferecida morna.