É estruturalmente semelhante a uma subunidade da hemoglobina. A mioglobina é um pigmento vermelho, contendo ferro, presente nas células musculares dos animais. É uma proteína globular de cadeia única, solúvel em água, formada por 153 aminoácidos, com um grupo protético contendo ferro no centro./span>
CATABOLISMO DO HEME. Conjunto de transformações sofridas em um organismo vivo pelas substâncias que o constituem: reação de síntese (anabolismo) e reação de degradação libertando energia (catabolismo).
Sua ação se dá principalmente no intestino onde esta secreção tem a função de emulsificar gorduras, quebrando a complexidade das moléculas em moléculas mais simples e mais fáceis de serem absorvidas pelo organismo. Ela é formada por sais biliares, gorduras, água, ácidos e por pigmentos.
A maior parte da bilirrubina (80-85%) provém da degeneração de hemácias velhas (cerca de 0,8% das hemácias são destruídas diariamente). O restante provém de outras proteínas hêmicas (citocromos e mioglobina). No citoplasma dos macrófagos, a hemoglobina é quebrada em globina (proteína) e heme.
A bilirrubina direta sofre ação da bile no intestino, sendo eliminada na forma de urobilinogênio ou estercobilinogênio. Assim, a concentração de bilirrubina direta está alterada quando há alguma lesão hepática ou obstrução biliar.
A presença de hemoglobina na urina, cientificamente chamada de hemoglobinúria, ocorre quando as hemácias, que são elementos do sangue, são destruídas e um de seus constituintes, a hemoglobina é eliminada pela urina, dando-lhe uma cor avermelhada e transparente.
Cetonas na urina são um sinal de que o corpo está a utilizar gordura para a ter energia em vez de usar a glicose. Isto pode ser porque não está há insulina disponível suficiente para levar a glicose a partir da corrente sanguínea para as células a ser usada para produzir energia.
A presença de corpos cetônicos na urina, situação chamada de cetonúria, normalmente é sinal de que está havendo um aumento da degradação dos lipídios para gerar energia, uma vez que os estoques de carboidratos estão comprometidos, o que pode acontecer nos casos de diabetes descompensada, jejum prolongado ou dieta ...
Os corpos cetônicos ou corpos cetónicos são três substâncias solúveis em água que são produtos derivados da quebra dos ácidos graxos, a quebra ocorre no fígado durante períodos de baixa ingestão de alimentos (jejum), dieta de restrição de carboidratos, exercícios intensos prolongados, alcoolismo ou em diabetes mellitus ...
No exame de sedimento são observados: células de descamação (renais, pelve, vesicais, uretrais e vaginais), hemácias, leucócitos, cilindros (hialinos, leucocitários e granulosos), cristais, bactérias, muco e espermatozóides. Os cristais e cilindros são identificados e quantificados por campo de menor aumento (100x).
O exame de urina trata-se de um teste laboratorial que faz a análise da urina do paciente para ver de forma microscópica as células, bactérias e cristais eventualmente presentes. É indicado para saber como está o funcionamento dos rins, podendo observar possíveis alterações que indicam a presença de doenças.
Os dois tubos com sedimento, são colocados em estantes, ao lado do microscópio, para o exame. A urina restante sofre então a pesquisa dos caracteres anormais, da rotina diária. A utilização das duas gotas de formol a 40 volumes, logo após a urina ser colocada ser colocada no tubo cônico de centrifugação, é fundamental.
A urina turva é comum e normalmente acontece devido à grande quantidade e muco na urina, o que pode ser devido à contaminação da amostra, desidratação ou uso de suplementos.
No LACVet, são utilizadas as seguintes classificações para as características organolépticas da urina: Cor: amarelo, amarelo claro, amarelo escuro, avermelhado, marrom, esverdeado. Aspecto: límpido, discretamente turvo e turvo. A densidade urinária é obtida por refratometria.
adjetivo Opaco; sem brilho; que está embaciado: espelho turvo.
1. Que perdeu a transparência ou a limpidez. 2. Toldado, embaciado.