As alunas foram avaliadas em relação às capacidades físicas: força, coordenação, agilidade (velocidade de movimento cíclico), flexibilidade e resistência aeróbica (componente cardiorrespiratório) a partir de seis testes.
Entre as capacidades físicas bastante exigidas na GA estão a flexibilidade,a força e a potência (Tricoli & Serrão, 2005). A flexibilidade pode ser definida como a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações (Alter, 1999).
As qualidades físicas que são mais exigidas na ginastica artística são a resistência física e a condição física. Assim sendo, por meio dessas características físicas pode - se garantir o alto desempenho esportivo desses atletas.
salto, barras assimétricas, trave e solo. solo, cavalo com alças, salto, argolas, barras paralelas e barra fixa.
A ginástica artística apresenta um grande envolvimento corporal e contribui para o desenvolvimento de várias valências físicas: força, flexibilidade, velocidade, resistência e um grande repertório estético.
Força, agilidade, flexibilidade, coordenação e equilíbrio são algumas das capacidades físicas desenvolvidas pela ginástica artística, uma das modalidades oferecidas pelo Nosso Clube.
Além de trabalhar as diferentes valências físicas como força, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória, coordenação motora e agilidade, é um meio muito eficiente para a melhora psicossocial dos seus praticantes.
Flexibilidade: Maior amplitude de movimento de uma articulação. Agilidade: É poder deslocar o corpo no espaço o mais rápido possível sem perder o equilíbrio. Coordenação: é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos.
Resposta: Além da flexibilidade e da coordenação motora, que valências físicas são mais desenvolvidas pela prática da dança? Agilidade, resistência muscular localizada, força muscular, impulso vertical e equilíbrio. Agilidade, força muscular, impulso vertical, capacidade aeróbica e equilíbrio.
Lateralidade, Percepção, Equilíbrio e Coordenação Motora. ... Portanto, essas são as valências físicas que se treinadas, podem melhorar a habilidade motora para praticarmos esportes em geral sem dificuldades.
Então, a aptidão física é “a capacidade de um indivíduo em realizar atividades físicas'' (NAHAS, 2003, p. ... O segundo componente diz respeito à aptidão física relacionada ao desempenho motor, e abrange as seguintes habilidades: potência (ou força explosiva), velocidade, agilidade, coordenação e equilíbrio (GUEDES, 2007).