crossorigin="anonymous">
O plexo braquial é uma conjugação de tecido nervoso que é constituída de fibras formadas pelos ramos ventrais das raízes dos quatro nervos cervicais inferiores e do primeiro nervo torácico (C5-C8 e T1). Seus ramos se irradiam como grandes nervos responsáveis pela inervação cutânea e motora de todo o membro superior.
O plexo mioentérico ou de Auerbach, descrito pelo anatomista alemão Leo- pold Auerbach (1828-1897) em 1826, localiza-se entre as camadas muscular lon- gitudinal externa e muscular circular interna, estendendo-se ao longo do trato digestório, desde o esôfago até o reto.
Plexo braquial consiste em um conjunto de nervos formado pelo ramo anterior da medula espinhal dos quatro nervos cervicais e o primeiro nervo torácico (C5, C6, C7, C8 e do T1). ... Ele fornece aferentes e fibras nervosas eferentes no peito, ombro, braço e mão.
Nervo Radial – originado dos ramos do quinto ao oitavo nervos cervicais e primeiro nervo torácico (C5, C6, C7, C8 e T1). Inerva os músculos tríceps braquial, braquiorradial, extensor radial longo e curto do carpo, supinador e todos músculos da região posterior do antebraço.
O nervo axilar ou circunflexo é um nervo do corpo humano, que se origina a partir do fascículo posterior do plexo braquial na altura da axila levando fibras nervosas das vértebras C5 e C6. O nervo axilar percorre através do espaço quadrangular com a artéria umeral circunflexa posterior e a veia.
O nervo axilar inerva os músculos deltoide e redondo menor. (B) O nervo mediano origina-se na corda lateral do plexo braquial, inerva o bíceps e coracobraquial (flexores de cotovelo).
O nervo mediano, ao atravessar o punho, passa em direção à mão entre os tendões de alguns músculos: os quatro tendões do músculo flexor superficial dos dedos, os quatro tendões do músculo flexor profundo dos dedos e o tendão único do músculo flexor longo do polegar, em uma região denominada túnel do carpo.
A dor na axila pode ser provocada por vários fatores como esforço muscular intenso, ínguas, hidrosadenite supurativa e em casos mais graves, pode ser resultado de um linfoma ou de câncer na mama.
Na maioria das vezes, o caroço na axila é algo não preocupante e fácil de resolver, por isso, não é motivo para se alarmar. Algumas das causas mais comuns incluem o furúnculo, a inflamação de um folículo piloso ou glândula de suor, ou um gânglio linfático aumentado, também conhecido como íngua.
A dor no braço direito pode surgir por diversas causas, sendo que as mais comuns são pancadas ou lesões nas estruturas do braço, como acontece ao ter uma má postura, fazer esforços repetitivos ou ao dormir por cima do braço, por exemplo.
Os linfonodos axilares são um grupo de linfonodos encontrados na região axilar do membro superior. A região axilar é comumente referida como “axila” e é um espaço tridimensional cercado inferiormente por pele e anteriormente pela clavícula.
Os Linfonodos são pequenos órgãos de defesa espalhados no corpo e é nas axilas onde eles mais aparecem, sendo facilmente identificado pela mamografia. Não se preocupe! Não há com o que se atentar com a presença de linfonodos em prolongamentos axilares. É muito comum o descobrimento deles em mamografias.
Os linfonodos inchados quase sempre são sinal de uma infecção perto da região, no entanto, existem alguns casos em que esse inchaço pode ser sinal de câncer e, a única forma de ter a certeza consiste em consultar um clínico geral para fazer exames, como exame de sangue, biópsia ou tomografia, por exemplo.
O tamanho considerado normal é de 1cm. Em alguns casos, quando o Linfonodo se mantém aumentado por um período de tempo maior, pode ser necessário a realização de uma biópsia.
Os gânglios linfáticos aumentados, conhecidos popularmente como íngua e cientificamente como linfonodos ou linfonodomegalia, indicam, na maioria das vezes, uma infecção ou inflamação da região em que surgem, apesar de poderem surgir por vários motivos, desde uma simples irritação da pele, uma infecção, doenças da ...
O médico realiza uma biópsia para identificar se trata-se de um câncer benigno ou maligno. A partir daí, o linfonodo poderá ser tratado com cirurgias, radioterapia ou quimioterapia, dependendo de cada caso.
O aumento dos linfonodos da região da virilha pode indicar a metástase de um câncer de pele ou a presença de um câncer ginecológico. Já as axilas tendem a apresentar gânglios inchados (linfonodos axilares) quando há presença de câncer de mama ou de linfoma.
Em geral, não é preciso se preocupar muito quando surge uma íngua. Normalmente, ela apresenta vermelhidão e dor e costuma desaparecer sozinha dentro de 3 a 30 dias. No entanto, se o caroço para de doer e não diminui com o passar do tempo, pode ser sinal de algo mais grave.
Quando o corpo é invadido por microorganismos, os linfócitos dos linfonodos, próximos ao local da invasão, começam a se multiplicar ativamente para dar combate aos invasores. Com isso, os linfonodos incham, formando as ínguas.
Linfonodos, ou gânglios linfáticos, são pequenos nódulos existentes no nosso corpo, que têm como cuja principal função filtrar substâncias nocivas. Esses gânglios linfáticos estão presentes principalmente no pescoço, axilas e virilhas.