Nesta condição, se medirmos a tensão de fase fase no padrão, teremos 220V ou o valor da tensão de fase fase de trabalho da concessionária local. A tensão de fase A com neutro será 0V e fase B com neutro, 220V, mesmo que essa tensão seja medida no ponto de interligação de neutro-terra.
Observe que o neutro surge exatamente no ponto de união das bobinas com sistema de fechamento estrela. Isso ocorre, devido às defasagens entre as fases e aquele ponto de união da estrela é um ponto matematicamente nulo, ou seja, tem 0V.
Com toda fiação passada, passa pela sua cabeça que em certa parte você teve que forçar/puxar com mais força os cabos ou até quer ter a certeza que está tudo funcionando corretamente fazendo um teste. Uma forma mais eficiente é usando um amperímetro e multímetro e fechar um curto em uma ponta do fio que queira.
4 - Posicione a chave seletora do AUTOTRANSFORMADOR localizada abaixo da caixa, de acordo com a tensão da tomada (chave mostrando 110V para tomadas 110 VAC ou chave mostrando 220V para tomadas 220 VAC). 5- Ligue o AUTOTRANSFORMADOR na tomada. O led acenderá. 6- Verifique a tensão do seu aparelho (100V ou 110V ou 220V).
Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho.
Bom vamos, lá pegue a ponta positiva do multímetro e conecte ao fio cinza, enquanto a negativa ao fio preto. Este fio é responsável por ligar a placa mãe, se ele estiver com uma tensão de 5V significa que sua fonte está funcionando.
Para medir a diferença de potencial entre dois pontos num circuito, basta tocar nesses dois pontos com os dois terminais do voltímetro. Para usar um multímetro como voltímetro, roda-se o botão para a posição de voltagem contínua e ligam-se os dois cabos de medição nas saídas idetinficadas por COM (comum) e V (volts).