crossorigin="anonymous">
Com a carne, quando ela é lavada, também perde a suculência natural e pode contaminar a sua cozinha (e isso acontece com qualquer carne crua que é lavada). Quando a água corrente respinga em outros alimentos, na pia ou em qualquer outro utensílio, os micro-organismos podem contaminá-los.
Quando dei a receita do Fígado à Milanesa, eu já tinha dado essa dica de deixar os bifes de fígado de molho no leite, isso tira o gosto forte dele e a acidez. ... Depois escorra os bifes (mas não lave) e tempere com o alho amassado e o sal. Deixe no tempero um pouquinho para pegar sabor.
Para limpar o fígado, dê preferencia a pedaços grandes ou inteiros. Comece retirando toda a membrana fina e branca que recobre a carne. Puxe delicadamente para trás até ela se desprender por completo. Use uma faca bem afiada e retire do fígado as pequenas veias e minicanais que ficam no seu interior.
Corte o fígado já fatiado e lavado em tiras, coloque em uma panela onde vai temperar. Coloque o sal a gosto, a pimenta-do-reino e por último o alho, mexa bem até que todas as tiras do fígado tenham pego o tempero, deixe na geladeira por 15 minutos.
Truque do leite Existe um truque simples que é muito usado para diminuir o odor e o sabor forte do fígado: mariná-lo em leite. Parece estranho, mas esse truque irá te surpreender. Meia hora antes de cozinhá-los, coloque-o de molho no leite. Você deve usar cerca de 8 colheres (sopa) para cada quilo de bife.
Por que o fígado é amargo A amargura causa bile, que é encontrada no fígado. Não é necessário que ela exploda, se espalhe. Um sabor desagradável aparece sem ele.
Depois de limpar o fígado, você deve temperá-lo bem para que não fique com um sabor forte. Para isso, você pode usar molho inglês, mostarda, sal, pimenta-do-reino, alho, etc. Deixe o fígado tomando gosto no tempero por pelo menos 1 hora.
Para limpar os fígados adquiridos inteiros ou em pedaços grandes, retire a membrana que recobre toda a superfície externa. Para isso, segure-o com uma mão e remova a membrana, delicadamente, puxando com a outra mão. Tome cuidado para a víscera não se romper: puxe a membrana para trás e nunca para cima.
Tempere o fígado com o sal e frite no mesmo óleo. Corte os pimentões em tirinhas finas e frite, junte a cebola, refogue um pouco. Na hora de servir arrume em uma travessa o fígado, por cima o bacon os pimentões e a cebola, em volta coloque montinhos de purê. Sirva com arroz e salada.
Em uma vasilha coloque o fígado, o leite e o sal a gosto (mais ou menos 2 pitadas) e deixe na geladeira por 20 minutos. Aqueça o óleo em uma frigideira, escorra o leite e coloque o fígado e a cebola no óleo quente, mexendo sempre até o fígado ficar macio. O leite deixa o fígado macio e tira o cheiro ruim.
Modo de Preparo
Use a maior boca do fogão na temperatura mais alta e só coloque o bife na frigideira quando a gordura estiver bem aquecida. Esse é o segredo para fazer a crosta do bife e deixá-lo bem suculento. Depois que a carne estiver na frigideira, não a mova ou fure. Isso evitará que ela seque e perca toda a suculência.
Ingredientes
Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!
Como não deixar a carne do espetinho ressecar
Respeite a gordura A capa que recobre picanha, maminha e contra-filé deve ser homogênea, sem sangue coagulado e num tom amarelo claro. E jamais deve ser retirada. No preparo, a gordura derrete e confere umidade e maciez à carne. CiênciaA melhor teoria da física pode ter falhado.
A parte mais macia dessa carne é a da frente da peça.
Contrafilé
Esteja sempre atento à coloração da peça! É normal que a carne embalada tenha uma cor vermelho escuro, porém após aberta a embalagem a cor deverá ficar vermelho ''vivo''; Observe bem a data de produção da carne da resfriada!
Vinagre. O vinagre é muito utilizado para eliminar vários tipos de odores, inclusive das carnes em geral. Então, use-o, mas não lave a carne depois. E tem uma vantagem: o vinagre deixa a carne mais macia e realça o sabor.
Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado. Nunca deixe a carne exposta no refrigerador, sob o risco de contaminação.
Lavar ou não lavar? Segundo a maestra assadora Elisabeth, a carne embalada a vácuo tem um cheiro mais forte do que a carne fresca. Apesar disso, ela só orienta que a carne seja lavada se o cheiro for realmente muito forte. "O ideal é que se compre carne com pouco 'suco' dentro.