A ressonância produz a máxima transferência de energia da fonte excitadora, produtora das oscilações forçadas, para o sistema oscilante. Esta máxima transferência de energia acarreta um grande aumento da amplitude do movimento do oscilador, que pode levar o sistema oscilante ao colapso.
Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial se caracteriza por seu comprimento de onda, enquanto que o tempo decorrido em uma oscilação completa é denominado período da onda, e é o inverso da sua frequência.
Independente do tipo, todas as ondas possuem algumas grandezas físicas, que são: – Frequência: É o número de oscilações de onda, por um certo período de tempo. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f.
metro (m)
Podemos encontrar o valor do comprimento dessa onda através da equação fundamental da ondulatória, expressa por: V = λ × f, onde: V = velocidade da onda, medida em metros por segundo (m/s). λ = comprimento da onda, medida em metros (m). f = frequência da onda, medida em Hertz (Hz).
A radiação eletromagnética pode ser descrita por sua amplitude (brilho), comprimento de onda, frequência e período. Pela equação E = h ν E=h\nu E=hν , vimos como a frequência de uma onda de luz é proporcional à sua energia.