Ela regula o sono, pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso dormimos, normalmente, à noite. E, como a luz inibe a produção de melatonina, quem lê no tablet, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel.
Porém, quando se está estudando, a ATP é convertida em uma outra enzima chamada ADP (adenosina bifosfato), essa conversão faz com que a atividade cerebral fique mais lenta, o que faz com que se sinta sono. Esse é um motivo físico para a sonolência durante os estudos.
Quantas horas seguidas de estudo o cérebro aguenta? Como já dito, o cérebro precisa de intervalos de estudo. Nós absorvemos bem o conteúdo durante, aproximadamente, uma hora seguida. Se for estudar um tempo maior, é necessário fazer pequenos intervalos de 15 até 20 minutos antes de voltar aos estudos.
Todo dia é dia de estudo. Essa história de descansar um dia por semana só vale para quem já está em um nível avançado, estudando de 6 a 8 horas por dia. Você é uma apenas um “bebê” e está dando seus primeiros passos, lembre-se.
Segundo ela, essa modalidade de ensino e aprendizagem exige autonomia, disciplina e alta dose de dedicação do estudante e,se o curso não for bom, “pode trazer consequências como maior resistência à modalidade [de ensino], falta de credibilidade e má formação”.
O valor das mensalidades de um EaD também é reduzido, e a qualidade de ensino é igual a de um curso presencial. Mesmo com os pontos positivos, a faculdade a distância não é para todo mundo, pois ela exige muita disciplina.