Já os exames particulares variam bastante, algo em torno de 300,00 a 600,00 reais, a depender da qualidade do equipamento, das imagens, do serviço prestado, da qualidade e segurança da equipe de enfermagem e da qualidade da equipe médica que faz a interpretação dos exames.
Quais são os exames para sinusite?
Para diagnosticar a sinusite, é somente necessária a avaliação clínica do médico clínico geral, pediatra ou otorrino. Os exames como análises de sangue, raio-X e tomografia, não são necessários, mas podem ser úteis em alguns casos nos quais há dúvida sobre o diagnóstico ou a causa da sinusite.
Caso esteja com sinusite você pode sentir alguns (ou todos) esses sintomas:
A sinusite é causada pela infecção e pela inflamação dos forros internos das cavidades. O diagnóstico é feito geralmente pelo médico com base em sintomas clínicos da circunstância.
A dor de cabeça de sinusite é uma condição que se caracteriza, principalmente, por uma pressão no crânio e forte dor latente na região próxima aos olhos, nariz e maçãs do rosto — conhecidas como seios paranasais da face. São cavidades ósseas e ocas do crânio que apresentam 2 aberturas na direção ao nariz.
Revisado em: A sinusite é caracterizada principalmente pela dor forte e pulsátil na região entre os olhos e pela sensação de pressão na cabeça. Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.
Quem sofre de sinusite crônica deve eliminar de sua dieta todos os alimentos que produzem muco, tais como: laticínios, farinha de trigo, chocolate, ovo, alimentos fritos e processados. Açúcares e sucos de frutas devem ser reduzidos ou eliminados, pois alimentam os fungos em pessoas com sinusite crônica.
A sinusite pode trazer complicações como bronquite, pneumonia, otite média, otite serosa, meningite, abscesso cerebral e perda de visão. O diagnóstico de sinusite nem sempre é fácil, devido à variedade de sintomas e sinais.
Possíveis complicações A sinusite crônica, quando não é devidamente tratada e controlada, pode piorar com o tempo e causar acúmulo de secreção, formando um abscesso, além de a inflamação e infecção poderem atingir órgãos próximos às cavidades nasais, como olhos ou o cérebro.
Como funciona o tratamento da Sinusite Crônica? O tratamento da doença pode ser realizado a partir de medicamentos como corticóides, antibióticos, descongestionantes ou antialérgicos. Em casos de desvio de septo ou crescimento dos pólipos, por exemplo, é indicado a cirurgia para desobstrução das vias aéreas.
Confira alguns:
A rinite alérgica pode causar dor de cabeça ou pode ser até gatilho para uma enxaqueca. A cefaleia rinogênica, quando ocorre ponto de contato mucoso dentro do nariz (septo-cornetos, corneto médio-parede lateral), disfunções temporomandibulares e neuralgia do trigêmeo também são outras possíveis causas de dor de cabeça.