O riso é uma parte do comportamento humano e é regulado pelo cérebro. Ele ajuda os seres humanos a indicar mais claramente suas intenções, durante interações sociais, e provê um contexto emocional para a comunicação.
Segundo o Houaiss, sorrir significa rir sem fazer ruído, com ligeira contração muscular da boca e dos olhos (ou seja, “mostrar os dentes”). ... Nota-se, portanto, que sorriso é o que estampa os rostos dos felizes, ao passo que é riso é o que se emite em uma atração cômica.
"O que nos faz rir no meio de todas essas catástrofes?" DELEUZE - Rir alegremente é uma força disruptiva. ... O poder não suporta o riso. O poder não suporta a alegria. Riso e alegria desestabilizam.
Os médicos explicam que, depois do riso, hormônios como endorfina e serotonina são liberados na corrente sanguínea, o que proporciona bem-estar. “Ela se torna mais forte imunologicamente e vence todos os obstáculos. É um remédio e tanto”, explica Roselle Steenhouwer, diretora de um hospital.
Sorrir rejuvenesce e aumenta a longevidade, pois movimenta a musculatura do rosto, ajudando a manter a elasticidade da pele. Sorrir diminui a intensidade de emoções negativas como a tristeza e relaxa o corpo inteiro. Alivia a tensão e o estresse e mantém os músculos relaxados por até 45 minutos.
Ao sorrir, estimulamos o cérebro a liberar serotonina e endorfina (substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade). Uma risada sempre vem acompanhada de uma sensação ímpar de bem-estar, que toma conta de nosso corpo e nossa mente, nos fortalecendo emocionalmente.
A terapia do riso é um método complementar a outros cuidados de saúde que tem como objetivo a promoção do bem-estar físico e emocional de pessoas em situação de sofrimento por meio de exercícios e atividades que estimulem o riso.