O acretismo placentário é uma aderência anormal e exagerada da placenta à parede uterina, cuja remoção costuma causar hemorragia e pode exigir a realização de uma histetectomia (retirada do útero) ou levar a paciente a óbito! E o tal lobo acessório é como se houvesse outra placenta além da original, ligada a ela!
A placenta prévia, também conhecida como placenta baixa, ocorre quando a placenta está inserida parcial ou totalmente na região inferior do útero, podendo recobrir a abertura interna do colo uterino.
A placenta baixa pode se firmar inicialmente abaixo mas com o passar da gestação e com o crescimento do útero ela sobe e se localiza corretamente. Se até a 20ª semana a placenta ainda apresentar parcialmente prévia ainda há tempo para que ela suba e se localize corretamente.
Fatores de risco Idade avançada. Vasculite ou outros distúrbios dos vasos sanguíneos. Ruptura prematura da placenta em gravidez anterior. Lesão abdominal.
Sintomas de descolamento prematuro da placenta clássicos incluem:
Os problemas mais comuns da placenta incluem o descolamento prematuro da placenta, a placenta prévia e a placenta acreta....Quais são os sinais e sintomas de problemas da placenta?
O descolamento prematuro da placenta pode causar sinais e sintomas, como: Dor abdominal intensa; Dor na região lombar; Sangramento vaginal.
Após 15 dias de repouso absoluto, a gestante deve repetir o exame de ultrassom para saber se o descolamento do saco gestacional está curado e afastando enfim, uma possível ameaça à gravidez.
“Ele pode estar relacionado ao uso de cigarro e de drogas (como a cocaína e a maconha), à idade da mãe, à pressão alta durante a gravidez e a alguns traumas, como os acidentes de carro”, acrescenta o obstetra Luiz Fernando.
De acordo com os especialistas, a melhor posição para dormir é deitada de lado. Segundo os estudos mais recentes, o mais importante é dormir de lado na gravidez não tendo sido identifica uma alteração no risco para o bebé caso a mãe se deite para o lado direito ou para o lado esquerdo.
O repouso absoluto é indicado caso o descolamento não seja tão grande ou quando não há possibilidade de a mãe parir – gestações com menos de 26 semanas. Quando o sangramento cessa, a gestante poderá voltar a realizar suas atividades, mas sem esforço e seguindo à risca as recomendações médicas.
De onde vem e como tratar O saco gestacional é a primeira estrutura formada depois que o embrião se implementa no útero. Por isso mesmo, o descolamento ovular só ocorre no início da gestação, até a 12ª semana.
Geralmente, o descolamento ovular diminui e acaba desaparecendo com repouso, ingestão de cerca de 2 litros de água por dia, restrição de contacto íntimo e a ingestão de um remédio hormonal com progesterona, chamado de Utrogestan.
O repouso relativo durante a gravidez consiste em limitar certas atividades físicas da futura mãe.
Qual é o tratamento para o descolamento do saco gestacional? Não existe um tratamento específico para o descolamento do saco gestacional. Na maioria dos casos o sangramento irá parar espontaneamente e em algumas semanas o hematoma retrocoriônico irá desaparecer.
Depois de ter introduzido o utrogestan na vagina, com quanto tempo posso me levantar? Use a noite antes de dormir para evitar este problema, e caso use também pela manhã após 10-15 minutos já estaria adequado para levantar, lembrando que é inevitável a saída de pequena quantidade do medicamento.
É normal sair resíduos da cápsula do comprimido de utrogestan na roupa íntima. Fique tranquila. Mantenha o uso. Faça o seguimento de pré-natal correto.
Olá! Com quantas horas usando Utrogestan já faz seu efeito, será que com 2 hs já faz efeito ou mais ? O uso do Utrogestan já faz efeito em torno de 1 h. A posologia ( forma como deve ser aplicado ) vai depender de pra que vc esta usando.
Utrogestan® não é um tratamento para ameaça de parto prematuro. O uso da progesterona micronizada durante o segundo e terceiro trimestre da gravidez pode levar ao desenvolvimento de icterícia colestática de gravidez ou doenças hepatocelulares.
Utrogestan® é indicado para: Ameaça de aborto precoce ou prevenção de aborto devido à insuficiência lútea (durante os primeiros três meses de gravidez).
Dessa forma, associada à gravidez, a progesterona prepara o endométrio para a gestação e aciona este revestimento a ficar mais espesso para receber o óvulo fertilizado. Além disso, ela inibe as contrações musculares do útero, evitando a expulsão do embrião através de um aborto.
Ele não provoca infecção, não provoca danos ao seu útero, não reduz fertilidade e não dificulta uma gravidez futura. A infertilidade não é feminina e sim conjugal. O seu companheiro deverá participar de toda a investigação e tratamento.
Portanto, só funciona após a ovulação. O melhor é certificar-se, junto ao seu ginecologista, se houve à ovulação, antes de iniciar o seu uso. Procure seu médico para melhor avaliação. Primeiro, na dúvida não use o utrogestan porque poderá alterar a receptividade do seu útero a uma possível implantação de embrião.
Basta tomar via oral, inserir cápsulas de progesterona intravaginal (forma mais recomendada, pois ela vai direto ao assunto sem dar voltas pelo aparelho digestivo) ou mesmo através de injeções ou creme.
Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) Cansaço, inchaço, dor de cabeça, alterações no peso, alterações no apetite (diminuição ou perda), metrorragia (sangramento vaginal intenso), inchaço abdominal e período menstrual irregular.